Por Ir. Viveiros, CSsR Em Notícias

“Missionários Redentoristas: Fortes na fé, alegres na esperança!

“Missionários Redentoristas: Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade,
sempre dados a oração, suscitando vocações para que a redenção seja abundante”.

O Secretariado Vocacional Redentorista da Província de São Paulo é o órgão responsável em coordenar o trabalho com as vocações. Sua missão é fundamental para que outros jovens assumam a missão de “gastar a vida em prol da Copiosa Redenção” na Congregação como Missionários, seguindo Jesus Cristo, continuando a missão de Santo Afonso, São Geraldo, São Clemente e de tantos outros. O trabalho vocacional tem sua fonte de inspiração na palavra de Jesus, que diz: “Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não tem pastor. Então Jesus disse a seus discípulos: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos! Por isso, peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita”. (Mt 9,36-38).

Foto de: Reprodução

Santo Afonso Maria de Ligório

Santo Afonso de Ligório,
Pai Fundador da Congregação
do Santíssimo Redentor.

Afonso Maria de Ligório, em 1732, em Nápoles, Itália teve esse mesmo olhar e sentimento de compaixão de Jesus. O encontro com os cabreiros tirou sua paz. Experimentou o sentimento de compaixão dos pobres nas montanhas de Scala. Desafiado por Deus, quis reunir um grupo de missionários, homens dispostos a gastar a vida, evangelizando essa pobre gente abandonada da assistência da Igreja e de todo cuidado espiritual. Começava ali, a história dos Missionários Redentoristas que, movida pela palavra de Jesus: “Ide por todo o mundo, proclamai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15), pouco a pouco vai se expandindo e ultrapassando os Alpes.

Constatando a mesma realidade do tempo de Jesus e do tempo de Afonso, percebemos que ainda hoje a messe continua grande e os operários continuam poucos. O Secretariado Vocacional se propõe dinamizar o trabalho envolvendo todos os missionários da província de São Paulo, as comunidades, os leigos e todos que participam da nossa missão.

Neste ano de 2015, a equipe do Secretariado Vocacional foi ampliada com membros representando diversas frentes de nossa ação missionária. Além do Pe. José de Lima Torres e o Ir. João Batista de Viveiros que coordenam o trabalho, fazem parte da equipe o Pe. William dos Santos Betônio, representando o setor de Comunicação, o Pe. Lucas Emanuel Almeida, representando o setor das Santas Missões, o Fr. Daniel Siqueira e o Fr. João Paulo de Oliveira, representando o setor da formação. Para o trabalho de secretaria, temos a colaboração da Ir. Eliana Cruz, Mensageira do Amor Divino e da leiga Thamara Gomes. Em cada uma de nossas comunidades, temos um Agente Vocacional com a missão de trabalhar com os vocacionados de sua região.

novos_promotores_vocacionais

As estratégias de ação são diversas. Todas são importantes para despertar e ajudar o jovem a compreender e acolher o chamado de Deus. Algumas são fundamentais para se atingir os nossos objetivos, tais como: Encontros Vocacionais Regionais, correspondência, retiro espiritual, visita à família do candidato, contato com o site da Congregação: www.a12.com/vocacional e outros. Para facilitar a participação dos jovens, planejamos encontros nos finais de semana em cinco regiões de nossa província: Aparecida, São Paulo, Sorocaba, Campinas e Araraquara. Os vocacionados são convidados para participar de dois encontros, um no primeiro e outro no segundo semestre. Os Encontros são excelentes oportunidades para que os jovens nos conheçam, conheçam nosso carisma, nossa espiritualidade e nossa missão.

Neste processo de acompanhamento e orientação, o jovem faz um excelente discernimento vocacional. O chamado de Deus vai sendo confirmado e correspondido na vida daquele que se sente inquieto pela graça da vocação missionária. Alguns entram para o Seminário e outros assumem sua vocação de outra forma.

Toda vocação é um chamado de Deus. A iniciativa é dele. Deus não se cansa de chamar e de enviar homens e mulheres para confortar as multidões cansadas e abatidas que, ainda hoje, vivem como ovelhas sem pastor. Acreditamos nisso e por isso, queremos ser mediadores desse chamamento de Deus. Através de nosso testemunho, palavras e gestos queremos ajudar aqueles e aquelas que são chamados a compreender e a responder com alegria e coragem a provocação de Deus em suas vidas. O chamado vem do Pai, mas a resposta é nossa em vista de uma missão. Evangelizar os mais pobres e abandonados é preciso, é missão de todos nós!

Ir. João Batista de Viveiros, CSsR,
para a Cartinha do Seminário Redentorista Santo Afonso

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Viveiros, CSsR, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.