Notícias

Pastoral Vocacional conta com projeto para acolher "vocações adultas"

Escrito por Thamara Gomes

13 DEZ 2016 - 10H50 (Atualizada em 08 DEZ 2023 - 09H10)

JMJ 2019 - Panamá

O Evangelho de São Mateus, (Mt 20, 1-15), conta a história de um patrão que necessita de trabalhadores em sua lavoura. Para realizar sua colheita, saiu contratando mão de obra. Logo cedo, contratou o primeiro grupo, outros ao meio dia, e já quase terminando o dia contratou os últimos. Essa história, chamada Parábola dos Trabalhadores da Vinha, nos ensina que Deus chama em todas as horas, em todas as idades e envia para trabalhar em seu Reino.

No passado, a maioria dos formandos entrava no seminário com idade entre 10 e 15 anos. Os estudos e toda a formação eram internos. Mas as coisas mudaram e esta idade média de ingresso no seminário foi subindo.

Nos últimos anos, na Congregação Redentorista – Agora Província Nossa Senhora Aparecida, o jovem precisava ter entre 14 e 30 anos para ser aceito como vocacionado redentorista. Acima dos trinta anos era considerado exceção, e cada caso era estudado individualmente.

Davi Xavier
Davi Xavier
O Hábito Redentorista, a Cruz e o Rosário são símbolos da Missão Redentorista


Hoje, a realidade das famílias mudou. A cabeça dos jovens não é mais a mesma: estudam durante mais tempo, ingressam no mercado de trabalho mais tarde, se casam com mais idade. Ou seja, decisões importantes para a vida são tomadas mais tardiamente.

Em relação à opção vocacional, acontece algo semelhante. A Pastoral Vocacional Redentorista da Província Nossa Senhora Aparecida tem recebido um número significativo de solicitações de pessoas acima de trinta anos dispostas a participar do processo de acompanhamento vocacional, pois sentem-se chamadas por Deus à Vida Consagrada e missionária.

De acordo com Ir. João Batista de Viveiros, CSsR, (que já foi promotor vocacional), o Secretariado de Formação da Província Nossa Senhora Aparecida conta com um plano com normas e critérios específicos para acompanhar esses vocacionados, denominado “Projeto Vocações Adultas”.

Entenda:

Este é um projeto pioneiro na Congregação Redentorista que caminha em direção à esta nova realidade da Igreja. O processo de acompanhamento vocacional será semelhante ao dos jovens, com participação em encontros, visitas à família e outras atividades.

Logo Província de São Paulo

“Por ter mais idade, espera-se que o vocacionado tenha maior maturidade, formação, vivência cristã, comprometimento com a comunidade onde vive, trabalho e uma motivação vocacional consistente”, concluiu Ir. Viveiros.

Quem pode participar?

Inicialmente as primeiras características observadas são idade e o local onde reside o candidato. Podem participar dos encontros homens com idade entre 27 e 35 anos, que residem nos estados que formam a Província Nossa Senhora Aparecida, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

Para mais informações, entre em contato com o Secretariado Vocacional Redentorista através do e-mail vocacional@a12.com

66 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...