Por Thamara Gomes Em Notícias

Pastoral Vocacional prepara projeto especial para acolher "vocações adultas"

O Evangelho de São Mateus, capítulo 20, versículos de 1 a 15, conta a história de um patrão que necessita de trabalhadores em sua lavoura. Para realizar sua colheita, saiu contratando mão de obra. Logo cedo, contratou o primeiro grupo, outros ao meio dia, e já quase terminando o dia contratou os últimos. Essa história, chamada Parábola dos Trabalhadores da Vinha, nos ensina que Deus chama em todas as horas, em todas as idades e envia para trabalhar em seu Reino.

Votos Perpétuos - Congregação do Santíssimo Redentor

No passado, a maioria dos formandos entrava no seminário com idade entre 10 e 15 anos. Os estudos e toda a formação eram internos. Mas as coisas mudaram e esta idade média de ingresso no seminário foi subindo.

Nos últimos anos, na Congregação Redentorista – Província de São Paulo, o jovem precisava ter entre 14 e 30 anos para ser aceito como vocacionado redentorista. Acima dos trinta anos era considerado exceção, e cada caso era estudado individualmente.

Foto de: Secretariado Vocacional Redentorista

Símbolos Redentoristas

Hábito e cruz são símbolos da missão redentorista.

Hoje, a realidade das famílias mudou. A cabeça dos jovens não é mais a mesma: estudam durante mais tempo, ingressam no mercado de trabalho mais tarde, se casam com mais idade. Ou seja, decisões importantes para a vida são tomadas mais tardiamente.

Em relação à opção vocacional, acontece algo semelhante. A Pastoral Vocacional Redentorista da Província de São Paulo tem recebido um número significativo de solicitações de pessoas acima de trinta anos dispostas a participar do processo de acompanhamento vocacional, pois sentem-se chamadas por Deus à Vida Consagrada e missionária.

De acordo com o promotor vocacional, Ir. João Batista de Viveiros, CSsR, o Secretariado de Formação da Província de São Paulo elaborou um plano com normas e critérios específicos para acompanhar esses vocacionados, denominado “Acompanhamento e Formação de Vocação de Pessoas Adultas”.

Entenda:

Segundo Pe. José Inácio de Medeiros, Vigário Provincial, este é um projeto pioneiro na Congregação Redentorista que caminha em direção à esta nova realidade da Igreja. A primeira iniciativa neste sentido acontecerá ainda no mês dezembro. Nos dias 17 e 18 de dezembro, foi realizado, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), o primeiro encontro com estes novos vocacionados.

Logo Província de São PauloO processo de acompanhamento vocacional será semelhante ao dos jovens, com participação em encontros, visitas à família e outras atividades.

“Por ter mais idade, espera-se que o vocacionado tenha maior maturidade, formação, vivência cristã, comprometimento com a comunidade onde vive, trabalho e uma motivação vocacional consistente”, concluiu Ir. Viveiros.

Para saber mais, entre em contato com o Secretariado Vocacional Redentorista através do email vocacional@a12.com

Clique aqui para conferir algumas fotos do I encontro.

27 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.