Por Ir. Ernesto Coelho, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 02 ABR 2019 - 16H19

Relembre a história da Juventude Missionária Redentorista

Em 2009, em um encontro de promotores vocacionais da América Latina, na cidade de Valparaiso, no Chile, em contato com a Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista (PJVR), em funcionamento em várias unidades da Congregação, nasceu a ideia de trazer também para as unidades do Brasil esse trabalho vocacional, contando com a colaboração da juventude.

 

Logo JUMIRE SP

Na Província de Campo Grande já havia um trabalho semelhante com nome diferente: Juventude Missionária Redentorista (JUMIRE), coordenado pelo Pe. Alexandre, Missionário Redentorista . Os promotores vocacionais do Brasil preferiram adotar o mesmo nome para as unidades brasileira. Ao encerrar o encontro no Chile ficou definido que cada promotor ficaria encarregado de articular esse trabalho vocacional com a juventude em suas unidades. Foram indicados também três promotores para acompanhar essa pastoral no Brasil; um da Província do Rio, um da Vice-Província da Bahia e um da Província de São Paulo.

No dia 16 de outubro de 2010,  festa de São Geraldo Majela, alguns jovens leigos que participavam de nossas Paróquias da Província de São Paulo se reuniram no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP). Depois de um momento de oração, sob a coordenação do Irmão Ernesto Coelho, CSsR, foi criado o grupo da Juventude Missionária Redentorista (JUMIRE) da Província de São Paulo. Dali pra frente, o grupo não parou mais. Meses depois foram convidados mais alguns outros jovens pra integrar a equipe que vem crescendo. Foram muitas as realizações até hoje.

Foto de: JUMIRE SP

Primeira reunião da JUMIRE SP

Em outubro de 2010, após reunião no Seminário Santo Afonso, em Aparecida, foi criada a JUMIRE SP.

 

Por um ano, trabalhamos com a formação desses jovens, apresentando a eles mais a fundo o Carisma e a Espiritualidade Redentorista e, claro, conhecendo melhor a história da Congregação do Santíssimo Redentor.

Após esse ano, e selado um compromisso de sermos JUMIRE, começaram a confiar a nós algumas missões. Alguns de nossos jovens foram participar de Semanas Vocacionais,  e Animação Missionária. Nascia ali um sonho Missionário de uma Ação Jovem, para que mais Jovens Redentoristas pudessem viver também essa experiência

Foto de: JUMIRE SP

Jornada Afonsiana

Jornada Afonsiana reuniu jovens redentoristas
de todo o Brasil em Aparecida (SP).

Destacamos o envolvimento do grupo na Jornada Afonsiana, onde tiveram a experiência da visita da Peregrina Cruz Redentorista e Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em todas as Paróquias da Província de São Paulo, e ainda a pré e pós Jornada Afonsiana, que despertou nos corações de muitos jovens a Vocação Missionária.

Em seguida, nos foi confiada a missão de também propagar o Ano Vocacional Redentorista, acompanhamos as visitas da Capela Vocacional e refletimos sobre nossas vocações. Tivemos uma participação linda no encerramento do Ano Vocacional em uma grande Romaria Redentorista ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Marcamos presença em algumas atividades no Santuário Nacional, como Romaria Nacional da Juventude, Hallel e Vigília da Juventude.

O sonho missionário aconteceu em janeiro de 2015, na nossa primeira Ação Jovem Redentorista, que aconteceu entre os dias 25/01 e 01/02, na Cidade de Gonçalves (MG). A Ação Jovem contou com a participação dos Leigos Redentoristas, UNESER, congregações afiliadas, seminaristas, irmãos, padres e, claro, da nossa JUMIRE.

Foto de: Thamara Gomes

Encerramento da Açao Jovem Redentorista

I Ação Jovem Redentorista foi realizada na cidade de Gonçalves, no estado de Minas Gerais.

 

Avante Juventude!

Que São Geraldo, nosso jovem e santo Irmão, continue acompanhando os passos da Jumire em todas as unidades do Brasil.

Que permaneçamos evangelizados e evangelizadores. “Fortes na fé, fervorosos na caridade, a fim de levar a todos a Copiosa Redenção".   

Ir. Ernesto Coelho da Costa, CSsR,
e Olívia Maria Barros, JUMIRE

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Ernesto Coelho, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.