Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias

Testemunho Vocacional: Pe. José Luis Queimado

Dando continuidade com a nossa série de Testemunhos Vocacionais, conversamos com o padre José Luis Queimado, CSsR.

Foto de: A12.com

padre Queimado menor

Pe. José Luis Queimado, CSsR

Paulista, de Taquarituba, padre Queimado ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida-SP, em 2003, com 17 anos, para viver o tempo do Propedêutico. O missionário redentorista foi ordenado sacerdote no dia 25 de agosto de 2012. Hoje, ele trabalha no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida: atendendo confissões, celebrando missas, batizando, celebrando casamentos, coordenando alguns ministérios e testemunhando a Congregação Redentorista. 

Conheça um pouco mais sobre a história vocacional do padre José Luis Queimado, CSsR.

1- Como conheceu os missionários redentoristas?

Conheci bem mais de perto os Missionários Redentoristas por meio das várias Missões que eles pregaram na cidade de Itaporanga-SP, onde me criei. Mas já os conhecia de longe através da missa que eles celebravam direto do Santuário Nacional, na Rede Vida.

2- Como você percebeu que tinha vocação para a vida religiosa?

Foto de: Junior Campos

Gravação do CD Vocacional

Com irmão Alan, na gravação do CD Vocacional

Tudo é um processo vocacional, de discernimento. É sempre assim: nós olhamos, nós gostamos, nós nos apaixonamos e nós optamos. Assim fui eu: olhei para os Missionários Redentoristas; gostei de ver tanto entusiasmo no rosto daqueles homens; apaixonei-me pelo jeito de eles continuarem o Redentor e optei por passar a minha vida inteira dedicando-me ao Reino de Deus daquela forma.

Tudo muito poético, mas é assim mesmo que "funcionamos". Poderia ter sido monge cisterciense, que cuidam da minha cidade há décadas; poderia ter sido da Ordem dos Teatinos, que estão presentes na região há muito tempo; poderia ter sido da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que se encontram a alguns quilômetros de onde eu sempre vivi; mas não, optei por buscar a minha completude nos confins do mundo (o que me parecia na época, pois Itaporanga dista 560 km de Aparecida). Assim é o discernimento, depois que se apaixona, procuramos descobrir, a todo custo, se a paixão é verdadeira!

3- O que te chamou atenção nos missionários redentoristas para que você entrasse em contato com a pastoral vocacional?

 

"A Congregação do Santíssimo Redentor completou tudo o que faltava para eu ser realizado em minha vida."

O entusiasmo em falar sobre Jesus de Nazaré, Deus Encarnado. Como disse o Papa Francisco: "A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus". Ou seja, se você enxerga um lugar que está repleto de alegria e entusiasmo, o convite já está feito!

4- Como foi o seu processo de discernimento vocacional antes do ingresso no seminário e qual a importância deste acompanhamento?

O acompanhamento que fizeram comigo foi esplêndido. A acolhida é o melhor convite para um vocacionado. Se o vocacionado se encantar com a delicadeza e o amor daqueles que são os donos da casa, e já estão inseridos no sonho de Santo Afonso, ele vai sonhar dia e noite com o momento em que fará parte desta família acolhedora! Vamos acolher da melhor forma possível, lembrando sempre que a obra não é nossa, mas é de nosso Pai Afonso de Ligório.

5- Qual a importância da formação redentorista para sua vida?

Foto de: A12.com

Padre José Queimado, Missionário Redentorista

Festejando Santo Afonso de Ligório

Não há como retribuir o suficiente. Deus me amou primeiro; meus pais me trouxeram ao mundo e me nutriram com muito amor; a escola me deu os rudimentos do amor pelo conhecimento; a catequese tentou dar-me elementos suficientes para ser um bom cristão; mas a Congregação do Santíssimo Redentor completou tudo o que faltava para eu ser realizado em minha vida, na integridade e no amor a Deus e aos Seus amados. Se sou bem preparado para a Missão que a Igreja me confia hoje, devo à minha amada Congregação, fruto do sonho do ilustre Pai que tenho, Santo Afonso de Ligório.

 

15 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.