Por Thamara Gomes Em Notícias Atualizada em 28 MAI 2018 - 13H00

Testemunho Vocacional: Pe. William Betonio

No mês dedicado às missões, apresentamos a você mais um missionário redentorista. Pe. William Betonio se dedica à comunicação, um dos campos de atuação da Congregação Redentorista - Província de São Paulo.

Foto de: Portal A12

Pe. William Vocacional

Pe. William Betonio, CSsR

Pe. William é diretor geral da Rádio Aparecida e colabora com alguns programas na TV Aparecida. Em 2015, também foi designado pelo governo provincial para estar na equipe do Secretariado Vocacional dando assessoria de comunicação. 

Formado em Publicidade e Propaganda, o religioso tem o rádio como sua principal missão. Curiosamente, a mesma rádio que ouvia quando era criança e que o ajudou a descobrir sua vocação.

Confira o Testemunho Vocacional!

Cidade Natal:

Nasci em São Bernardo do Campo (SP), mas com oito anos minha família se mudou para Bom Repouso (MG), por isso, mesmo sendo paulista, me considero mineiro.

Idade e ano de ingresso na formação redentorista:

Em 1997, entrei no Seminário Santo Afonso para fazer o ensino médio, eu tinha 16 anos.

Data da ordenação sacerdotal:

Fui ordenado sacerdote em Bom Repouso (MG), no dia 29 de agosto de 2009, na memória do martírio de São João Batista. Foram 12 anos ininterruptos de formação redentorista. 

Como conheceu os missionários redentoristas?

Eu era coroinha em Bom Repouso (MG), e os padres redentoristas foram na minha paróquia pregar as Santas Missões. Fiquei muito empolgado com o trabalho e a dedicação daqueles missionários e quis ser um deles.

Como você percebeu que tinha vocação para a vida religiosa?

Foto de: TV Aparecida

Homilia | Padre William - Missa de Aparecida - Matriz Basílica - 26 de Agosto de 2015

Missa de Aparecida na Matriz Basílica

Minha família sempre foi muito religiosa e eu tinha um tio que era padre diocesano, hoje ele é arcebispo de Campinas (SP), Dom Airton José dos Santos. No entanto, apesar da admiração, a vocação diocesana nunca me chamou muito a atenção. Só percebi mesmo que Deus estava me chamando quando vi os redentoristas trabalhando em comunidade. Pra mim, a vida e o trabalho em comunidade é o que me motiva até hoje. E por isso, escolhi a vida religiosa!

 O que te levou a procurar a pastoral vocacional redentorista?

Em primeiro lugar, a admiração pelo trabalho dos redentoristas na Missão. Depois, ouvindo a Rádio Aparecida e todos os programas religiosos. Eu era um ouvinte assíduo da Rádio Aparecida, pelas ondas curtas, junto com meus avós. Senti que Deus me convidava para anunciar o seu Filho Redentor.

Quais os principais desafios da comunicação voltada para temas como religião e vocação?

Acredito que o principal desafio seja mostrar nesses meios de comunicação, principalmente aos jovens, que responder ao chamado de Deus é gratificante. Que não tem nada de "piegas" ou "cafona" assumir a vocação a qual foi chamado. E que é muito legal ser redentorista!


7 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.