Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias

Testemunho Vocacional: seminarista Pablo

O seminarista Pablo Moreira é mineiro, de Dores de Campos. Hoje, ele cursa o terceiro ano do ensino médio e reside no Seminário Santo Afonso, em Aparecida-SP.

Foto de: Thamara Gomes

Pablo Moreira

Pablo Moreira

O jovem seminarista respondeu algumas perguntas sobre sua história e sua vocação. Confira o Testemunho Vocacional de Pablo Moreira.

1-    Como conheceu os missionários redentoristas?

Conheci os missionários redentoristas em uma viagem à cidade de Aparecida (SP). Quando conheci pessoalmente o Santuário Nacional e mais tarde a TV Aparecida, a Rádio Aparecida e o portal A12.com, isso despertou em mim um forte desejo de conhecer melhor os missionários redentoristas. Ao estudá-los mais um pouco, vi neles um grande carisma ardoroso e uma espiritualidade que me chamou muita atenção.

2-    Como você percebeu que tinha vocação para a vida religiosa?

Foi na minha comunidade paroquial, que ouvindo e refletindo as pregações do meu pároco nas missas, na rádio e em encontros, com sua insistência pelas vocações em nossa cidade, que este ardor vocacional falou mais forte dentro de mim para seguir a vida religiosa e me desapegar de uma paróquia fixa, saindo pelo mundo anunciando a boa nova de Jesus aos povos.

3-    O que te chamou atenção nos missionários redentoristas?

Foto de: arquivo pessoal

Pablo e Dom Darci

Pablo e Dom Darci José, CSsR

O que me chamou atenção nos missionários redentoristas foi a alegria deles e a atenção com o povo de Deus, além de falarem como o povo e serem comunicativos nas diversas frentes missionárias. Um dos meus grandes incentivadores para o contato com a pastoral vocacional redentorista foi Dom Darci José C.Ss.R, que pelo seu exemplo de missionário no Santuário Nacional fez com que eu me interessasse ainda mais dando mais um passo na minha vocação. E foi assistindo estes missionários na TV e pessoalmente, e percebendo o grande apelo para as vocações que me interessei e entrei em contato com a pastoral vocacional.

4-    Em sua opinião, qual a importância do processo de discernimento vocacional antes do ingresso no seminário?

O Tempo em que vivemos dentro de um seminário é um tempo muito rico, para nossa vida de oração, de comunidade, de estudos e de desapego, é um tempo de provações. Para viver este tempo rico dentro de um seminário é preciso que exista um etapa de grande preparação, é o que chamamos de processo de discernimento vocacional que faz com que os vocacionados entendam a dinâmica redentorista, por meio de encontros e retiros. Isso é de tamanha significância ao jovem vocacionado, pois faz com que o jovem viva essa etapa de discernimento e se aprofunde nesta espiritualidade, auxiliando o jovem a perceber se é este o estilo de vida que ele quer seguir.

5-    Que lições de vida e de amor deixadas por Santo Afonso você procura levar para sua vida pessoal e em comunidade?

Foto de: Thamara Gomes

Comunidade formativa do Seminário Santo Afonso

Comunidade formativa
Seminário Redentorista Santo Afonso

Santo Afonso Maria de Ligório é nosso Pai Espiritual o nosso grande modelo de perseverança, aquele que deixou tudo para ganhar tudo. Quero guardar para mim como lição de vida a ser seguida sempre o seu exemplo de ORAÇÃO, ter uma vida de oração pessoalmente e em comunidade, rezar incansavelmente por nós e por aqueles que precisam, que enfrentam tantas tribulações, pois como ele disse “Quem reza se salva, quem não reza se condena”. E como lições de amor quero levar seu exemplo de humildade. 

6-    Qual a importância da formação redentorista para sua vida?

 

Tudo que vivemos em uma formação deve ser encarado com força de vontade e ânimo.

A Formação Redentorista, deve ser uma formação que devemos levar para vida toda, pois ela nos apresenta um estilo de vida a ser seguido. Vejo que a formação redentorista pretende não só formar padres e irmãos, mas pretende formar gente. Tudo que vivemos em uma formação, como ensinamentos e práticas de vida, deve ser encarado com força de vontade e ânimo, pois a formação redentorista quer que sejamos fortes na fé, e alegres na esperança no anuncio da copiosa redenção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.