Por Irmã Cristina dos Santos e Douglas Reis Em Notícias

Vocação Cristã: Livres para anunciar Cristo ao mundo

Arte de: A12.com

Vocação Cristã - 45ª Semana Vocacional

Deus, ao criar o ser humano e ao chamá-lo à vida, o dotou de liberdade e de capacidade para responder a um chamado e a desenvolver-se como pessoa, vivendo a vocação batismal como cristão consciente de sua missão no mundo. A liberdade é condição fundamental na resposta, na construção e vivência do projeto de vida pessoal e para a vida cristã.

O Batismo que recebemos confirma nossa filiação divina e concede-nos a graça de sermos cristãos, chamados a servir, a ser Igreja no compromisso evangelizador e no testemunho do seguimento de Cristo. O batizado é convocado a assumir com espírito profético a vida, respondendo aos apelos de Deus, iluminando a realidade, vencendo os desafios do tempo presente.

O batismo sela a nossa vocação cristã, nos coloca no caminho do seguimento de Cristo, no compromisso com o anúncio, o testemunho do Evangelho e o serviço ao próximo, movidos pela dinâmica do reino de Deus, da solidariedade e da fraternidade. Revestido da força do Alto, que é o Espírito Santo, o batizado é inserido no corpo de Cristo, tornando-se um com Ele, sendo instrumento de Deus para a salvação do próximo. Viver a vocação cristã é ser Cristo para os outros, é viver para os outros, levando aos corações o amor de Deus que transforma que dá sentido à vida e que nosrealiza enquanto filhos amados do Pai.

Jesus chama e envia em missão. A missão é a essência da vocação cristã. Todo batizado é, ou ao menos deveria ser, um missionário comprometido com a palavra de Deus, o Verbo encarnado do Pai, por quem ele vive sua vocação. Jesus continua chamando, convidando para a evangelização, cristãs e cristãos, que a partir da experiência do amor de Deus, estão a caminho, vivendo na liberdade e na gratuidade o dom da vocação.

Pelo batismo, a nossa vocação torna-se convocação. Somos convocados para a comunhão, para viver com Jesus e por Ele sermos enviados para anunciar e testemunhar a mensagem da salvação. Pelo sacramento do Batismo entramos na vida de fé, da fé comprometida, que testemunha a santidade de uma vida configurada aos valores do Evangelho.

A vocação cristã é uma proposta de Deus, que pelo batismo infunde em nós a força do Espírito Santo para a missão, e nós assumimos, na liberdade, o compromisso do seguimento de Jesus, um novo modo de ser e de viver. É muito importante destacar que é essencial na vivência da vocação cristã o espírito de comunhão. Ser comunidade, viver a comunidade. Estar em comunhão com Deus e em comunhão com o próximo.

Contamos com a graça de Deus, mas Deus espera que façamos a nossa parte. Por isso mesmo, o dom recebido no batismo torna-se resposta humana, um modo concreto de viver a graça recebida ao longo da vida, da existência. Responder ao chamado à santidade é assumir o compromisso de ser presença, ser sal e luz, ser auxílio na transformação do mundo.

Esse é o caminho da realização: o coração sensível à voz de Deus, a vida fundamentada nos valores cristãos, na verdade que amadurece a pessoa e a motiva cada vez mais para realização de sua vocação batismal, incorporada à comunidade dos discípulos e missionários de Cristo.

Irmã Cristina dos Santos, Congregação de São Pedro Canísio e
Douglas dos Santos Reis, seminarista da Arquidiocese de Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Irmã Cristina dos Santos e Douglas Reis, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.