Notícias

Vocação: Seguimento, desafio de cada dia!

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

15 JUL 2022 - 07H00 (Atualizada em 26 JUL 2022 - 09H36)

A12

Vocação é escuta, discernimento, vida doada sem fronteiras. No 55º Dia Mundial de Orações pelas Vocações, em sua mensagem o Papa destaca que a nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina e que o Senhor continua nos chamando a segui-lo. Neste caminho missionário, a escuta, o discernimento, a vida sem fronteiras são apelos cotidianos de Deus a todos, a todas para fazer o BEM em uma sociedade que clama por Paz, Justiça e Dignidade Humana.

O Seguimento a Jesus é uma resposta de amor missionário, pois, somente quem segue a Jesus no cotidiano da vida revela o rosto de Deus para a humanidade, que sofre tantos conflitos nos tempos atuais. Dois anos de pandemia, dois anos de perdas, consequências dolorosas para os povos e também um tempo de muitas ações solidárias na luta e defesa da vida dos irmãos.

Outros gritos da realidade tocam o coração de todos e o clamor pela Paz é o brado pelo fim da guerra, dos conflitos armados que matam a vida. Deus nos chama e nos envia em missão. Escutar a Deus é uma atitude dinâmica e criativa para seguir os passos de Jesus, aprendendo com Ele o caminho do discipulado e amadurecendo internamente a convicção de servir com amor e alegria aos irmãos.

Este aprendizado de discípulos e missionários inseridos na realidade social e eclesial é um apelo para a vivência das atitudes de Jesus (cf. Mt 9,35-36) que se Fez servo e obediente até a morte de cruz (cf. Fl 2,8). A Igreja está a serviço de todos os seres humanos e os seguidores de Jesus aprendem com Ele a lição de ser pobres para anunciar o Evangelho da Paz.

Deus vem ao encontro de seus filhos e suas filhas, e muitas vezes as inquietações do mundo moderno ocupam a nossa mente e o nosso coração, abafando a voz de Deus. A escuta requer um ouvido pobre, desprendido para escutar o chamado de Deus em cada instante da vida. Neste processo, a escuta se torna uma atitude constante e atenta para viver o discipulado e o seguimento de Jesus.

Assim, o plano divino de Deus na história humana se expressa em três palavras fundamentais da narrativa da salvação:

SILÊNCIO: No silêncio Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança (Gn 1,26-28).

VOZ: Abraão escutou a voz de Deus. Abraão saiu da sua terra e seguiu em missão (Gn 12,1ss).

PALAVRA: Maria escutou a Palavra de Deus (Lc 1 e 2) e “o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,1-17).

Os vocacionados, as vocacionadas de Deus escutam, discernem a voz de Deus na realidade da vida e, com coragem, respondem SIM para uma vida sem fronteiras, reconhecendo no passado o aprendizado da história, no presente a esperança de que todos tenham vida em plenitude (Jo 10,10), no futuro a confiança para realizar o que Deus disser e entregar-se para uma missão em comunhão na Igreja.

Muitos desafios vocacionais no mundo atual interpelam o coração dos discípulos de Jesus: revelar a identidade cristã no mundo secularizado e marcado pela corrupção, drogas, violência, pobreza, fake news, política injusta e manipuladora, autoritarismo dos poderosos e tantos outros males; cultivar pela vivência dos valores evangélicos e da Eucaristia o testemunho de uma Igreja de Comunhão, anúncio da Boa Notícia em gestos e palavras.

Para responder de coração, mente, pés e mãos a estes desafios, uma só coisa será necessária: “colocar o ouvido” para escutar a voz de Deus e os gritos da realidade, assumindo uma postura fiel à voz escutada e realizando os passos necessários para um SIM generoso a serviço da vida. A partir destas premissas, desejo ressaltar a importância da compreensão do sentido da palavra Missão, como razão de ser e como motor para o agir segundo o coração de Deus.

A finalidade do chamado de Deus aos vocacionados é a Missão. Sendo assim, o caminho da escuta, do discipulado, do discernimento e seguimento para uma vida sem fronteiras só pode ser percorrido pelos que têm fé e se alimentam da Eucaristia: “Estarei convosco todos os dias”.

A Aliança de Deus com todos os seus filhos e filhas é uma aliança eterna. Cabe a nós uma resposta fiel no cotidiano de nossas vidas. Com Deus, tudo podemos para ajudar o mundo a se tornar uma “casa” de todos e para todos.

Irmã Maria Eliane Azevedo da Silva - MSC
Superiora Provincial Irmãs Cabrine
Congregação das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus

São Paulo/SP

  


PARA REFLETIR:

1. Quais as inquietações sufocam a voz de Deus na realidade em que vivemos?

2. Como podemos responder SIM ao chamado de Deus?


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...