A12
Semana Vocacional

Vocação: fidelidade criativa no seguimento de Jesus

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

14 JUL 2025 - 07H10

A fidelidade e a criatividade são duas irmãs que nos ajudam a viver bem a radicalidade do Evangelho e a nos comprometer com o seguimento de Jesus Cristo, mantendo-nos fiéis ao seu chamado e, ao mesmo tempo, atentos aos anseios e às novidades dos novos tempos.

A “fidelidade criativa” na vocação significa viver o chamado com abertura à mudança e à adaptação, sem perder de vista a essência da vocação. É uma fidelidade dinâmica, que se nutre da criatividade para responder aos desafios da vida.

A12 A12


A vocação é sempre um chamado de Deus para uma determinada forma de vida; é uma resposta de amor ao Amor maior, que é o próprio Jesus.

“Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir.” (Jr 20,7)

Essa afirmação bíblica nos recorda que a vocação parte sempre da iniciativa de Deus. Ele nos seduz e espera de nós uma resposta afirmativa e convicta: seduzido estou, envia-me! Seduzidos por Deus, abrimo-nos ao seu amor e à sua graça, permitindo que sua ação nos impulsione e nos conduza pelos caminhos que Ele deseja trilhar através de nós.

No entanto, todo chamado implica decisão, disponibilidade e abertura à graça de Deus. É o Espírito Santo quem nos move e nos conduz a agir por Deus e para Deus, em favor do próximo. É justamente nesse agir do Espírito que precisamos estar abertos às novidades de Deus e atentos aos sinais dos tempos. Por isso, a vocação precisa ser sempre fiel e criativa.

A fidelidade criativa é a capacidade de manter a essência da vocação mesmo em um contexto de mudanças e desafios. Isso exige atitudes constantes em nossa vida. Um primeiro passo é justamente estar abertos às mudanças, reconhecendo que a vida é dinâmica, não estática. Não podemos aprisionar os nossos dons, mas devemos adaptá-los às circunstâncias, sem perder nossa essência.

Essa adaptação nos permite deixar Deus agir em nossa história, reinventando-nos e ressignificando nosso caminho, para que o dom de Deus em nós seja sempre uma resposta de amor e ternura aos anseios do povo.

Abertos às mudanças e adaptando-nos a cada realidade, é necessário fazer uso da criatividade e, por meio dela, encontrar novas formas de viver nossa vocação.

A fidelidade criativa já está presente na história desde o tempo de Jesus, quando Ele envia os discípulos de dois em dois. Os setenta e dois discípulos enviados pelo Senhor simbolizam todos os trabalhadores da messe que Ele, também como Ressuscitado, continua enviando a todos os recantos do mundo, em todos os tempos da história. Nesse envio, não está em questão a hierarquia dos discípulos, mas sim a missão que realizam: preparar a vinda do Senhor, que nos manda anunciar: "Está perto de vós o Reino de Deus."

Esse envio de Jesus a todos os lugares e tempos nos abre ao horizonte de que a dinâmica do Evangelho é justamente a de se atualizar na história. Ele continua a chamar homens e mulheres para, em cada momento, serem sinais vivos da presença de Deus e da esperança cristã.

Em resumo: a fidelidade criativa é um convite a viver a vocação com paixão, abertura e criatividade, sempre buscando responder aos desafios da vida com a essência do chamado, na busca constante por Deus e com um coração apaixonado pelo povo santo de Deus.

Frei Bartolomeu Schultz
Franciscano na Providência de Deus

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Semana Vocacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...