Quando pensamos em esperança, podemos criar muitas ideias em nossos corações. Há quem prefira ver a esperança como na figura de uma planta que cresce, uma semente que germina e que logo há de se tornar uma frondosa árvore cheia de flores e frutos. De fato, a esperança garante firmeza no presente e confiança no futuro. Firmeza e confiança que não são vãs, porque encontram sentido na fé, na busca por Deus; e que garantem uma resposta clara e corajosa ao chamado do Pai.
Podemos aqui lembrar a passagem bíblica em que São Paulo diz: “Não importa quem planta ou quem rega, mas sim Deus, que faz crescer” (cf. 1Cor 3,6-8). A partir desse pensamento, podemos concluir que a esperança, na verdade, é saber com plena certeza que Deus olha por nós do alto, e que cuida de nós, e que quer o nosso bem.
Por outra perspectiva, sabemos que a esperança é uma virtude teologal, ou seja, vem diretamente de Deus, e é por Ele infundida em nós, assim como a fé e a caridade. É, portanto, um dom generoso de seu amor por nós. A esperança é, por Deus, confiada aos nossos cuidados e aos nossos esforços, e Ele pede a nossa colaboração para prosperar e gerar seus frutos.
A esperança permite um amadurecimento seguro que, por sua vez, gera uma resposta firme a Deus, que se traduz na disponibilidade sólida de serviço e de prática. A esperança nasce da fé e gera a caridade. Simplesmente, esperança é confiar em Deus! Ora, quem confia, coloca-se sem medo diante do Senhor, lança-se em suas mãos e busca compreender sua vontade, fazê-la fielmente e com alegria.
O medo das coisas futuras já não interfere num coração esperançoso. O Profeta Isaías, por exemplo, demostra através de suas palavras a firmeza de um coração esperançoso que acolhe, analisa, decide e age; tudo em sintonia com a Vontade de Deus. Dizer como o Profeta Isaías: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8), é ter os pés firmes no solo da esperança, pronto a saber que Deus indicará o caminho e cuidará de tudo. Ter esperança é também trabalhar e viver em sintonia com Deus.
Aquele que anuncia a Boa Nova, se transforma num semeador de esperança, tira o medo que faz bloqueios e paralisias, coloca coragem e alegria em seu lugar. Anunciar com esperança é fazer surgir novas perspectivas de vida, é ser profeta de novas possibilidades, que acolhem, levantam e fazem caminhar adiante.
Os antigos profetas anunciavam ao povo, e apontavam o caminho para Deus. Mais do que o anúncio dos antigos profetas, o próprio Cristo que se fez caminho e fonte de esperança: Jesus olhava a realidade a sua volta e a transformava, fazia as pessoas confiarem. Ele plantava esperança nos corações: “Levanta-te, toma o teu leito e anda” (Jo 5,8) - dizia a alguém; “Vá em paz, tua fé te salvou” (Mc 5,34), garantia a outro. E se reconhecia a fé e a esperança em algum, falava: “- Seja como tu queres” (Mt, 26,39).
O Senhor sempre se mantinha constante no anúncio da esperança, renunciava a si próprio para acolher e dar nova vida aos que o procuravam: “E Jesus disse: as raposas têm suas tocas, e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. (Mt, 8,20).
Anunciar o Evangelho é seguir como Jesus, semeando esperança no solo desgastado por medo, por falta de confiança e por não conhecer a fé. O missionário da esperança tem seu coração revestido de alegria e entusiasmo, é um continuador de Jesus e de sua missão.
Que a Virgem Maria, Mãe do Cristo e da humanidade nos traga coragem para seguir a vocação de coração aberto, felizes e com esperança viva dentro de nós.
Ir. Ian Lucas Lopes
Missionário Redentorista
Virtudes Redentoristas: abnegação de si mesmo e amor à cruz
Abnegação é um ato de renúncia, de esvaziamento total, como nos mostrou Jesus. Amar a cruz significa orientar tudo em nós para fazer a vontade divina.
4 lições do Advento para seu discernimento vocacional
O Advento é um tempo especial de preparação para o Natal. E deve ser também uma oportunidade para abrir o coração e escutar o que Deus tem a nos dizer.
Quatro bênçãos vocacionais para o Tempo do Advento
Estamos nos aproximando do Tempo do Advento. Com essas quatro orações, queremos abençoar a sua vida, contribuindo para o seu discernimento vocacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.