Em clima festivo, Santuário Nacional inicia ensaios com voluntários para Novena e Festa da Padroeira

Entradas temáticas sofreram alterações para garantir cumprimento dos protocolos de saúde

Escrito por Carla Zanon

16 SET 2021 - 15H23 (Atualizada em 17 SET 2021 - 10H20)

As festividades da Padroeira do Brasil se aproximam e, para destacar esse tempo, o Santuário Nacional já começa a ser enfeitado com as tradicionais bandeiras azuis, brancas e amarelas, que marcam o início das comemorações em honra à Rainha e Padroeira do Brasil. O devoto que estiver na Basílica pode sentir o clima festivo se aproximando. Além do apelo visual, as atividades dos funcionários e voluntários também começam a focar naquilo que será realizado na programação da Novena e Festa, em outubro.

Na última segunda-feira (13), a equipe de voluntários da Basílica iniciou os ensaios para a participação nas celebrações. O grupo é responsável pelas entradas da Palavra e da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, além de também conduzir o momento de entrega de alimentos e flores ofertados à Padroeira do Brasil. Os ensaios acontecem até o dia 28 de setembro, sempre das 19h às 20h30.

Todos os anos, as festividades do mês de outubro contam com elementos visuais que remetem ao tema central trabalhado na Novena e Festa, que em 2021 propõe: “Com Maria, somos Povo de Deus, unido pela Aliança”. Assim, as entradas previstas são temáticas, de acordo com a proposta, que diariamente, desdobra o tema principal.

“A cada entrada da imagem, nós vamos falar sobre o tema do dia. Na entrada da Palavra, nós vamos falar sobre a leitura do Evangelho, então é sempre atrelado ao que estamos refletindo naquele momento. A Novena nos ajuda a rezar, mas também nos faz refletir. É um momento em que vamos fazer sintonia direta com o eterno”, afirma Maria Helena Malta, responsável pelos ensaios com os voluntários.

As entradas, que tradicionalmente acontecem acompanhadas de coreografias, neste ano são realizadas apenas com encenações que respeitam o distanciamento social previsto nos protocolos de saúde das autoridades. “Para evitar o contato físico e a aproximação entre os voluntários, o momento foi simplificado, mas sem perder toda a dignidade que a Mãe Aparecida merece”, complementa Maria Helena.

Diferente de outras épocas, por conta da pandemia, não houve a possibilidade de novos voluntários se inscreverem, ficando restrito ao grupo que habitualmente atua no dia a dia das atividades da Basílica. Há 10 anos, Ana Luisa Diamantino é voluntária no Santuário Nacional, dedicando tempo aos trabalhos que auxiliam na evangelização. O gesto do voluntariado é também um modo que encontrou para expressar sua gratidão a Nossa Senhora Aparecida.

“O que me motiva é ver os romeiros aguardando a Novena e Festa de Nossa Senhora. A gente pode transmitir a mensagem dela através da coreografia e das entradas, porque tudo tem uma relação, desde a música até as orações. Essa é uma forma de agradecimento muito pequena perto de tudo que Nossa Senhora representa em minha vida”, destaca a voluntária Ana Luisa.

A Novena e Festa da Padroeira do Brasil pode ser acompanhada pela Rede Aparecida de Comunicação e redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e YouTube). Em A12.com/padroeira é possível conferir toda a programação.

Por Carla Zanon, em Releases