Por TV Aparecida Em Aparecida Debate Atualizada em 20 FEV 2019 - 10H09

Aparecida Debate discute o ensino da religião nas escolas

TV Aparecida
TV Aparecida

Nesta quarta-feira (20), às 21h45, o jornalista Marcelo Zanini vai mediar mais uma roda de discussões de temas relevantes para o País na TV Aparecida. Esta semana, o Aparecida Debate vai fazer uma análise do ensino da religião nas escolas e suas diretrizes.

O programa, que terá dois convidados para debater o assunto, irá mostrar que a disciplina está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, por um decreto de 2010.

Em setembro de 2018, o Supremo Tribunal Federal decidiu que, nas escolas públicas, o ensino religioso pode seguir os ensinamentos de uma religião específica. A Constituição Federal determina que a oferta do ensino religioso seja obrigatória nas escolas da rede pública de ensino fundamental, com matrícula facultativa, ou seja, cabe aos pais decidirem se os filhos vão ou não frequentar as aulas. Já nas escolas particulares, a decisão fica a critério da instituição.

O Aparecida Debate vai mostrar que o assunto é bem polêmico, devido à grande diversidade religiosa no País, que contempla seguidores da fé católica, evangélica, espírita, do candomblé, umbanda, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo, tradições indígenas, entre outras.

Diante desse panorama, a produção trará as seguintes questões: como e quem irá definir a religião a ser abordada nas escolas? A decisão do STF interfere nos processos pedagógicos? É possível conhecer conceitos religiosos numa perspectiva respeitosa?

Para analisar a questão, a produção do Aparecida Debate convidou dois especialistas em educação: Ascânio João Sedrez: sociólogo, filósofo e pedagogo, mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP, e Felipe Silva, professor de religião, filosofia e sociologia nas redes pública e privada de ensino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Aparecida Debate

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.