Por TV Aparecida Em Aparecida Debate Atualizada em 23 JAN 2019 - 11H24

Inclusão na Educação é tema do Aparecida Debate desta quarta

TV Aparecida
TV Aparecida
Nenhuma legenda adicionada



A educação inclusiva pode ser mais que apenas reconhecer diferenças. Pode ser um processo multiplicador de construção de saberes, para formar cidadãos que consigam interagir e participar da sociedade. Partindo desse contexto, o Aparecida Debate desta quarta-feira (23), às 21h45, irá discutir o tema.

TV Aparecida
TV Aparecida
As convidadas Windyz Brazão Ferreira e Marinalva Silva Oliveira


Com mediação do jornalista Marcelo Zanini, o programa da TV Aparecida terá a participação da Doutora em Psicologia pela USP, Marinalva Silva Oliveira, e Windyz Brazão Ferreira, PhD em Educação pela Universidade de Manchester e Consultora da UNESCO.

A discussão partirá do entendimento do significado da educação especial, que é o conjunto de recursos que todas as escolas devem organizar e disponibilizar. Isso com a missão de remover barreiras para a aprendizagem de alunos que, por características biopsicossociais, necessitam de apoio diferenciado daqueles que estão na via comum da educação escolar.

Logo na abertura do programa, Marcelo Zanini explica que o ensino inclusivo é a prática da inclusão de todos – independentemente de seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou cultural – em escolas e salas de aula provedoras, onde todas as necessidades dos alunos são satisfeitas.

TV Aparecida
TV Aparecida
Marcelo Zanini


Entre as dúvidas sobre o assunto, a produção vai levantar algumas questões: como está sendo feita a inclusão de alunos com deficiência que nunca tiveram contato com as classes regulares? É necessário algum tipo de adaptação? Entre tantas discussões que o tema exige, o Aparecida Debate vai destacar a importância de evidenciar que currículos tradicionais e fragmentados dificultam ainda mais o processo de aprendizado do aluno com necessidades educacionais especiais.

As mudanças significativas que já foram feitas ao longo dos anos e a preparação de professores para atender às necessidades dos alunos especiais são outras pautas a serem abordadas pelos convidados.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Aparecida Debate

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.