Mariangela Zan foi até Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em busca dos grandes talentos da música sertaneja regional. O Aparecida Sertaneja Especial, que vai ao ar nesta terça-feira (18) às 20h, na TV Aparecida, é uma homenagem ao Dia do Gaúcho, comemorado no dia 20 de setembro. As gravações foram realizadas em diferentes pontos de tradição cultural local, como o Parque Farroupilha, a Fábrica de Gaiteiros de Fernando Borghetti e o 35º CTG (Centro de Tradições Gaúchas).
Entre os astros que se apresentam neste Aparecida Sertaneja Especial está o grande gaiteiro Renato Borghetti. Músico prodígio e de um talento excepcional, ele iniciou carreira aos 10 anos, tocando uma gaita-ponto que ganhou do pai, em Barra do Ribeiro (RS). O menino, de cabelos longos e chapéu, logo virou atração no Centro de Tradições Gaúchas comandado por seu pai. Aos 16 anos, se apresentou pela primeira vez e não demorou para fazer sucesso, em nível nacional e até internacional. Seu primeiro disco, o “Gaita-Ponto”, tornou-se o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar um disco de ouro, vendendo cem mil cópias.
Borghetti excursionou por todo o Brasil, por diversos países da Europa, e fez uma temporada no S.O.B.’s, em Nova Iorque. Em 1991, ganhou o prêmio disco do ano na categoria regional, da Associação Paulista de Críticos de Arte. Seu estilo musical é inconfundível: em suas composições, mescla folclore e modernidade.
Mariangela no Sul com Borghetti e can...maisMariangela no Sul com Borghetti e cantora Berenicemenos Mariangela Zan no Rio Grande do SulmaisMariangela Zan no Rio Grande do Sulmenos Mariangela Zan no Rio Grande do SulmaisMariangela Zan no Rio Grande do Sulmenos Mariangela Zan com Davi e Fernando e ...maisMariangela Zan com Davi e Fernando e a cantora Berenicemenos
1/4
- Foto: Mariana Pacheco/Divulgação TV Aparecida
- Foto: Mariana Pacheco/Divulgação TV Aparecida
- Foto: Mariana Pacheco/Divulgação TV Aparecida
- Foto: Mariana Pacheco/Divulgação TV Aparecida
Ainda no Aparecida Sertaneja dedicado ao Rio Grande do Sul, está outra lenda dos Pampas: o Gaúcho da Fronteira. Nascido no Uruguai, o artista cresceu em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, onde ainda na infância começou a tocar violão, acordeão e bandoneón. Em 1968, entrou no grupo Os Vaqueanos. Em 1975, gravou o primeiro LP solo, “Gaúcho da Fronteira”, firmando-se como um representante da tradicional música dos pampas. Nos anos 1980, sua popularidade correu o Brasil todo, com suas canções bem-humoradas e dançantes. O maior sucesso de sua carreira foi 'Nhecovari Nhecofum'.
Pensa que acabou, tchê? Mariangela Zan também recebeu em seu palco, dedicado à tradicional música gaúcha, as duplas Chiquito e Bordoneio e Davi e Fernando, bem como a cantora Berenice Azambuja, outro ícone da música regional sul-riograndense.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.