O "Arquivo A" desta quinta-feira (9/11), às 21h, vai mostrar influências de culturas como a portuguesa, africana, oriental e europeia no nosso país. O programa da TV Aparecida vai destacar a dança, culinária, esportes e outros pontos trazidos pelos estrangeiros.
A reportagem começa falando sobre os imigrantes de Portugal. Para isso, a repórter Rafaela Lourenço vai até a cidade do Rio de Janeiro, considerada a mais portuguesa do Brasil. Lá, serão visitadas padarias e armazéns, o Real Gabinete Português da Leitura e a Biblioteca Municipal. Além disso, mostrará o clube Vasco da Gama e a influência nos esportes marítimos no país, como o remo.
A influência africana também será parte da produção, que foi até Piquete (SP), interior paulista, conferir a dança e música do Jongo, originária da África e uma manifestação da cultura popular, que tem cerca de 200 anos de tradição.
Já no bairro do Bixiga, na capital paulista, a reportagem vai falar sobre a colônia italiana. Na pauta, a história da chegada deles no país, no período de 1860 a 1920. Cerca de sete milhões de pessoas se instalaram no Brasil e fizeram da região um pedaço da Itália na cidade, com grande influência principalmente na culinária.
Outra cidade visitada é Holambra, considerada a Holanda brasileira. Os imigrantes chegaram ao local em 1948 e se firmaram como lavradores e horticultores, fazendo a cidade ficar famosa pelas flores.
E por fim, o "Arquivo A" mostra a cultura oriental no Brasil. Em Campos do Jordão, a reportagem visitará o Parque das Cerejeiras, tradicional na cultura japonesa, que floresce na segunda quinzena de julho, atraindo muitos turistas. E de volta a São Paulo, vai falar da colônia chinesa para apresentar a cultura das artes marciais, visitando o Templo Lohan.
"Arquivo A", quinta-feira, às 21h
1/8
Cleber & Cauan cantam seus sucessos no "Aparecida Sertaneja"
Maringela Zan recebe grandes atrações no "Aparecida Sertaneja", as quais se destacam por grandes sucessos musicais.
Divino & Donizete sobem ao palco do “Terra da Padroeira”
No “Terra da Padroeira” deste domingo, Divino & Donizete, Taty Dantas e Fagner & Diego animam a manhã com sucessos e histórias da música sertaneja.
Reveja: “Diálogos” explica como seguir Deus nos tempos modernos
Pe. Mauro Vilela, reflete sobre assuntos diversos em seu programa, levando-nos a assumir um compromisso com nós mesmos e com a sociedade a nossa volta.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.