Por TV Aparecida Em Arquivo A Atualizada em 19 DEZ 2022 - 15H00

Arquivo A: histórias de vidas mudadas pela dança


#tvaparecida #arquivoa

A reportagem do "Arquivo A" vai trazer histórias de vidas mudadas pela dança. A repórter Caroline Corrêa ouviu pessoas que foram beneficiadas por essa arte.

Entre os lugares visitados estão três academias que treinam jovens carentes no ballet clássico na cidade do Rio de Janeiro. Uma delas está situada no bairro Cidade de Deus, é a Academia de Dança Valéria Martins, que atualmente atende cerca de 200 alunos. Por lá foi entrevistada a fundadora, que vê na dança um instrumento de transformação social, e também alguns jovens do projeto, que sonham com um futuro longe da comunidade e em palcos do mundo.

A história do Ballet Manguinhos também é pauta. Criado em 2012 por Daiana Ferreira, que faleceu de Covid-19, com o desejo de transformar vidas na comunidade. Esse projeto social está presente em 20 comunidades e já impactou a vida de mais de três mil pessoas diretamente.

Outra iniciativa social visitada é o "Dançar a Vida", da Escola Petite Danse, no bairro da Tijuca. Uma iniciativa que atende mais de 200 alunos de todos os cantos do país, que recebem 100% de bolsa para o curso de formação profissional de bailarinos. Nelma Darzi, diretora artística e fundadora do projeto, é a entrevistada.

A presença dos homens na dança, mostrando os desafios e preconceitos é outra pauta da reportagem. Serão contadas histórias de alguns bailarinos, que às vezes eram os únicos do sexo masculino em suas academias. Como Daniel Coelho, aluno da Academia de Valéria Martins, na Cidade de Deus, foi para Nova York estudar ballet clássico.

O programa vai falar sobre outros tipos de culturas influenciadas pela dança, como o hip hop, que ainda é visto como marginalizado. A reportagem visitou a comunidade de São Remo, na zona oeste de São Paulo, para trazer a história do grupo Cybernetikos, que tem a essência da cultura hip hop através da dança, há 24 anos.

O "Arquivo A" também vai destacar como a dança auxilia no desenvolvimento de pessoas com deficiências física, mental e motora, além de ser um agente de inclusão social e terapêutico.

Programa exibido dia 08 de dezembro de 2022.

TV APARECIDA
É bom estar onde a Mãe está!
http://www.A12.com/tvaparecida
http://facebook.com/aparecidatv
http://twitter.com/tvaparecida
http://instagram.com/tvaparecida

Baixe o nosso Aplicativo gratuitamente no seu celular, tablet ou iPad.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Arquivo A

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.