Por TV Aparecida Em Kombina Atualizada em 02 OUT 2018 - 09H25

Veja como fazer uma boneca de pano estilo Alby

Bete Ribeiro recebeu a artesã Priscila Zamperlini para te ensinar o passo a passo da linda boneca de pano estilo Alby.

Confira!

Lista de Materiais

- Algodão cru

- Tricoline de algodão

- Lã

- Fita de cetim

- Enchimento acrílico

- Caneta para tecido

- 1 Flor de fita

- Cola universal ou cola de tecido

- Blush

- Tesoura

- Lápis

- Giz de costura

- Alfinetes

- Espátula de vincar tecido

- Agulha

- Linhas coloridas

Modo de fazer

Medidas

- Algodão cru

15 X 22,5 (2x) para corpo/cabeça

4,5 X 17 (2x) para os braços

- Tricoline de algodão

15 X 26 (2x) para as pernas

22 X 22 (2x) para o vestido

5 X 22 (2x) para o viés

10 X 23 (1x) para o laço

4 X 6,5 (1x) para o nó do laço

- Lã

100 tiras de 20 cm cada unidas em pares (50 pares)

- Fita de cetim

30 cm para o cabelo e 45 cm para o vestido

Montagem do corpo

1- Unir o tricoline com algodão cru: essa junção pode ser feita com cola ou com uma costura simples. Basta juntar uma das extremidades dos tecidos formando uma tira grande, metade de algodão cru e metade de tricoline.

2- Riscar o molde do corpo: o molde tem uma indicação pontilhada- na altura da barriga da boneca - que deve ser posicionada onde inicia o tricoline. Dessa forma, a boneca terá as perninhas coloridas - simulando uma meia calça. Para riscar o molde pode ser usado giz de costura ou lápis de cor clara para evitar manchas no algodão cru.

3- Costurar deixando duas aberturas conforme indicado no molde: a costura da boneca é feita a mão, com o ponto atrás (para quem não tem habilidade pode usar máquina de costura). As duas aberturas servirão para facilitar o enchimento. Nessa abertura, há sobra de tecido, formando uma espécie de aba. Ela serve para garantir o acabamento no momento da finalização. Feita a costura, é fundamental dar piques com a tesoura nas partes arredondadas para que o tecido adquira a forma do risco quando desvirarmos a peça.

4- Encher o corpo com enchimento acrílico: deve ser feito com bastante calma, começando pelas pernas e cabeça. Passar uma costura reta ao final de cada perna e outra costura reta 2cm acima das pernas. Esse processo serve para conferir movimento. O espaço do tronco deve ser o último a ser preenchido. É importante encher aos poucos e não prensar o material, pois podem surgir ondulações.

5- Fechar as aberturas: com a boneca cheia, as abinhas das aberturas podem ser colocadas para dentro do corpo e a abertura deve ser fechada com ponto atrás ou ponto invisível.

6- Riscar o molde do braço no algodão cru: no molde há uma indicação de barra simples que deve ser feita antes da costura do risco. Esse processo confere acabamento para o braço, que ficará exposto. Costurar e encher tomando os mesmos cuidados do corpo (piques nas partes arredondadas, enchimento com pouco material).

7- Costurar os braços no corpo da boneca: pode ser feito com costura simples ou cola. O braço deve estar posicionado abaixo do pescoço.

Montagem do cabelo

1- Cortar as tiras de lã e unir de 2 em 2: são 100 tiras que formarão 50 mechas. Essa mecha é feita com um nó que uni as duas linhas. É importante que o nó fique no centro da tira para que todas as mechas tenham o mesmo tamanho.

2- Costurar as mechas por toda a volta da cabeça: para não costurar o cabelo torto, basta fazer um risco de lápis delimitando onde serão posicionadas as mechas. O nó da mecha deve ser colocado sobre a linha, na direção oposta do risco e costurado. Repetir esse processo até o final. Prender um rabo de cavalo na altura desejada, cortando o excesso de lã para que o cabelo fique mais harmonioso.

Montagem da roupa

1- Fazer as barras nas laterais: conforme molde, a barra tem 6cm de altura e deve ser dobrada na diagonal. Fazer isso nos dois pedaços de tecido para formar a abertura que dará passagem para os braços.

2- Costurar uma barra dupla, para passagem da fita: primeiro uma dobrinha de aproximadamente 0,5cm e em seguida uma dobra maior (finalizada tem medida de 1,5cm). Dessa forma, criaremos uma “canaleta” para passagem da fita. Cole ou costure. Se colar, faça um pesponto/ alinhavo para garantir a fixação.

3- Fazer o viés: dobrar a tira de tecido ao meio e vincar. Em seguida dobrar as extremidades ao meio e vincar novamente. Aplicar o viés na barra inferior do tecido.

4- Unir as partes: costure nas laterais a partir da barra feita para abertura do braço. Passe a fita pela canaleta e puxe. O vestidinho ficará franzido, um modelo tipo regata.

5- Montar o laço: vincar uma barra simples nas duas extremidades maiores do tecido. Juntar as pontas menores para formar um cilindro. Achatar e costurar no meio, franzindo. Para o meio do laço faça um viés. Cole.

Desenho do rosto

É indicado fazer um esboço de lápis para garantir altura e distância iguais para os olhos. Se estiver tudo certo, passar a caneta para tecido. Os cílios são mais finos por que utilizei caneta para tecido de ponta fina. O blush pode ser passado com uma haste flexível que garante mais precisão.

Observação: os moldes contêm todas as indicações de distância e marcações que descrevo no passo a passo. Também levarei os passos adiantados. Na prática, esses processos são simples de apresentar. Levarei dessa forma:

· Tecido cortado na medida indicada para mostrar como riscar e costurar o molde + um corpo pronto

· Tecidos cortados nas medidas indicadas para mostrar como fazer as barras/viés/laço do vestido + um vestido pronto

· Lã para ensinar montagem da mecha e mechas prontas para iniciar o cabelo

Desenvolvi um material com dicas de organização e comportamento para melhorar a qualidade do artesanato. Está em formato PDF, gostaria de divulgar no dia do programa. É gratuito, para receber o telespectador deverá entrar na minha página do Instagram e enviar seu nome e e-mail por Direct para que eu mande o material. O molde do projeto será disponibilizado no Instagram.


REDE APARECIDA

A TV de Nossa Senhora

https://facebook.com/aparecidatv

https://twitter.com/tvaparecida

https://instagram.com/tvaparecida

Baixe o nosso Aplicativo gratuitamente no seu celular, tablet ou iPad.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Kombina

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.