Bete Ribeiro recebeu a artesã Priscila Zamperlini para te ensinar o passo a passo da linda boneca de pano estilo Alby.
Confira!
Lista de Materiais
- Algodão cru
- Tricoline de algodão
- Lã
- Fita de cetim
- Enchimento acrílico
- Caneta para tecido
- 1 Flor de fita
- Cola universal ou cola de tecido
- Blush
- Tesoura
- Lápis
- Giz de costura
- Alfinetes
- Espátula de vincar tecido
- Agulha
- Linhas coloridas
Modo de fazer
Medidas
- Algodão cru
15 X 22,5 (2x) para corpo/cabeça
4,5 X 17 (2x) para os braços
- Tricoline de algodão
15 X 26 (2x) para as pernas
22 X 22 (2x) para o vestido
5 X 22 (2x) para o viés
10 X 23 (1x) para o laço
4 X 6,5 (1x) para o nó do laço
- Lã
100 tiras de 20 cm cada unidas em pares (50 pares)
- Fita de cetim
30 cm para o cabelo e 45 cm para o vestido
Montagem do corpo
1- Unir o tricoline com algodão cru: essa junção pode ser feita com cola ou com uma costura simples. Basta juntar uma das extremidades dos tecidos formando uma tira grande, metade de algodão cru e metade de tricoline.
2- Riscar o molde do corpo: o molde tem uma indicação pontilhada- na altura da barriga da boneca - que deve ser posicionada onde inicia o tricoline. Dessa forma, a boneca terá as perninhas coloridas - simulando uma meia calça. Para riscar o molde pode ser usado giz de costura ou lápis de cor clara para evitar manchas no algodão cru.
3- Costurar deixando duas aberturas conforme indicado no molde: a costura da boneca é feita a mão, com o ponto atrás (para quem não tem habilidade pode usar máquina de costura). As duas aberturas servirão para facilitar o enchimento. Nessa abertura, há sobra de tecido, formando uma espécie de aba. Ela serve para garantir o acabamento no momento da finalização. Feita a costura, é fundamental dar piques com a tesoura nas partes arredondadas para que o tecido adquira a forma do risco quando desvirarmos a peça.
4- Encher o corpo com enchimento acrílico: deve ser feito com bastante calma, começando pelas pernas e cabeça. Passar uma costura reta ao final de cada perna e outra costura reta 2cm acima das pernas. Esse processo serve para conferir movimento. O espaço do tronco deve ser o último a ser preenchido. É importante encher aos poucos e não prensar o material, pois podem surgir ondulações.
5- Fechar as aberturas: com a boneca cheia, as abinhas das aberturas podem ser colocadas para dentro do corpo e a abertura deve ser fechada com ponto atrás ou ponto invisível.
6- Riscar o molde do braço no algodão cru: no molde há uma indicação de barra simples que deve ser feita antes da costura do risco. Esse processo confere acabamento para o braço, que ficará exposto. Costurar e encher tomando os mesmos cuidados do corpo (piques nas partes arredondadas, enchimento com pouco material).
7- Costurar os braços no corpo da boneca: pode ser feito com costura simples ou cola. O braço deve estar posicionado abaixo do pescoço.
Montagem do cabelo
1- Cortar as tiras de lã e unir de 2 em 2: são 100 tiras que formarão 50 mechas. Essa mecha é feita com um nó que uni as duas linhas. É importante que o nó fique no centro da tira para que todas as mechas tenham o mesmo tamanho.
2- Costurar as mechas por toda a volta da cabeça: para não costurar o cabelo torto, basta fazer um risco de lápis delimitando onde serão posicionadas as mechas. O nó da mecha deve ser colocado sobre a linha, na direção oposta do risco e costurado. Repetir esse processo até o final. Prender um rabo de cavalo na altura desejada, cortando o excesso de lã para que o cabelo fique mais harmonioso.
Montagem da roupa
1- Fazer as barras nas laterais: conforme molde, a barra tem 6cm de altura e deve ser dobrada na diagonal. Fazer isso nos dois pedaços de tecido para formar a abertura que dará passagem para os braços.
2- Costurar uma barra dupla, para passagem da fita: primeiro uma dobrinha de aproximadamente 0,5cm e em seguida uma dobra maior (finalizada tem medida de 1,5cm). Dessa forma, criaremos uma “canaleta” para passagem da fita. Cole ou costure. Se colar, faça um pesponto/ alinhavo para garantir a fixação.
3- Fazer o viés: dobrar a tira de tecido ao meio e vincar. Em seguida dobrar as extremidades ao meio e vincar novamente. Aplicar o viés na barra inferior do tecido.
4- Unir as partes: costure nas laterais a partir da barra feita para abertura do braço. Passe a fita pela canaleta e puxe. O vestidinho ficará franzido, um modelo tipo regata.
5- Montar o laço: vincar uma barra simples nas duas extremidades maiores do tecido. Juntar as pontas menores para formar um cilindro. Achatar e costurar no meio, franzindo. Para o meio do laço faça um viés. Cole.
Desenho do rosto
É indicado fazer um esboço de lápis para garantir altura e distância iguais para os olhos. Se estiver tudo certo, passar a caneta para tecido. Os cílios são mais finos por que utilizei caneta para tecido de ponta fina. O blush pode ser passado com uma haste flexível que garante mais precisão.
Observação: os moldes contêm todas as indicações de distância e marcações que descrevo no passo a passo. Também levarei os passos adiantados. Na prática, esses processos são simples de apresentar. Levarei dessa forma:
· Tecido cortado na medida indicada para mostrar como riscar e costurar o molde + um corpo pronto
· Tecidos cortados nas medidas indicadas para mostrar como fazer as barras/viés/laço do vestido + um vestido pronto
· Lã para ensinar montagem da mecha e mechas prontas para iniciar o cabelo
Desenvolvi um material com dicas de organização e comportamento para melhorar a qualidade do artesanato. Está em formato PDF, gostaria de divulgar no dia do programa. É gratuito, para receber o telespectador deverá entrar na minha página do Instagram e enviar seu nome e e-mail por Direct para que eu mande o material. O molde do projeto será disponibilizado no Instagram.
REDE APARECIDA
A TV de Nossa Senhora
https://facebook.com/aparecidatv
https://twitter.com/tvaparecida
https://instagram.com/tvaparecida
Baixe o nosso Aplicativo gratuitamente no seu celular, tablet ou iPad.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.