TV Aparecida

TV Aparecida e CNBB promovem debate pela conscientização do voto

Especial com três convidados discute Fé e Política para um Brasil melhor

Escrito por TV Aparecida

27 SET 2022 - 09H47 (Atualizada em 29 SET 2022 - 10H46)

Juan Ribeiro/TV Aparecida

Nesta quinta-feira (29/9), às 19h30, vai ao ar na TV Aparecida o especial "CNBB orienta por uma política de paz". Com a participação de especialistas e apresentação da jornalista Camila Morais, o programa é uma iniciativa da emissora católica e da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para destacar a importância do voto consciente e da necessidade de uma política de paz no Brasil.

Com a aproximação das eleições para Executivo e Legislativo no país, agendadas para o próximo dia 2 de outubro, o programa quer orientar o cristão a escolher bem os seus candidatos, sem vínculo partidário ou ideológico, por meio de reflexões sobre a situação social do Brasil.

“Vamos abordar diversos temas relacionando Fé e Política e como o cristão leigo pode contribuir na escolha de um Brasil melhor para todos” explicou Camila Morais, que cita no programa o Papa Francisco sobre o verdadeiro papel da política: “O Papa Francisco coloca na encíclica 'Fratelli Tutti', que a melhor política é aquela a serviço do verdadeiro bem comum e que a política é a forma mais alta da caridade”.

No programa, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB e Arcebispo de Belo Horizonte, comentou sobre a missão dos leigos nas eleições:

“É tarefa cristã exercer a cidadania adequadamente buscando contribuir para edificar uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Essa tarefa exige o compromisso com o voto consciente”.

Três especialistas foram convidados para o programa, o assessor de Política Institucional da CNBB, padre Paulo Renato Campos, padre Toninho Alves, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Gregoriana de Roma e doutor em Teologia pela PUC Rio, e Carlúcia Maria Silva, doutora em Ciências Sociais pela PUC Minas, pós-doutora em Psicologia Social pela UFMG e integrante da Comissão Nacional de Fé e Política do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

Na opinião do padre Paulo Renato, o termo mais próximo do que vem acontecendo no país é "uma polarização radicalizada que despreza essa lógica da 'Fratelli Tutti', essa lógica de que somos todos irmãos, despreza a lógica da disputa de adversários e coloca a lógica da disputa de inimigos dentro de um contexto polarizado, que termina com essas violências que nós temos assistido".

Durante o programa "CNBB orienta por uma política de paz", padre Toninho chamou a atenção para o significado do bem comum a partir da posição da Igreja:

"É um conceito, parece meio abstrato quando se fala de bem comum. Eu gosto do Papa João XXIII quando ele fala de bem comum, ele toma o conceito personalista que está na base da concepção, como sendo o conjunto de condições que favorecem o pleno desenvolvimento da pessoa".

Por fim, Carlúcia Maria fez a relação entre a paz e a justiça a partir dos documentos conciliares e pós-conciliares como a Populorum Progressio:

"Não se pode falar em paz onde impera a desigualdade, ou as desigualdades, e as injustiças que se manifestam de muitas formas. (...). É preciso que a gente pense (…) o projeto que esse candidato representa, ele está a serviço de quem ou de quê, qual é a história que ele traz”.

“CNBB orienta por uma política de paz”, quinta-feira, às 19h30.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em TV Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...