Na última segunda (2) foi realizado o rito da “recognitio” na Basílica de São Pedro. Sua tradução do latim se chama “verificação”, e é realizada em preparação para a abertura da Porta Santa em ocasiões de um Jubileu, para constatar que houve a lacração desde a última vez que foi fechada.
- A Porta Santa, que foi lacrada no encerramento do Jubileu anterior, o Jubileu Extraordinário da Misericórdia em 20 de novembro de 2016, deve ser aberta apenas no início de um novo Jubileu, marcado para o dia 24 de dezembro deste ano, o início do Ano Santo da Esperança. O lacre é examinado para confirmar sua integridade.
- Autoridades eclesiásticas, geralmente o bispo ou o Papa (no caso da Porta Santa da Basílica de São Pedro), conduzem orações específicas. O cardeal arcipreste Mauro Gambetti conduziu o rito com uma procissão, entoando o canto das ladainhas dos Santos, desde a Porta Santa até ao Altar da Confissão, onde houve uma pausa para um momento de oração.
- Os trabalhadores da Basílica de São Pedro quebraram a parede que reserva a Porta Santa do lado de dentro da Basílica, retirando uma caixa metálica guardada desde o dia do encerramento do último Jubileu. Lá estão guardados as manilhas, o pergaminho da Rogito (escritura) que atestou o seu fechamento, quatro tijolos dourados e algumas medalhas, incluindo as dos pontificados de Francisco, Bento XVI e São João Paulo II. Assim, no dia 24 de dezembro, o lacre será oficialmente retirado, marcando o início do período em que os fiéis poderão atravessar a Porta Santa e receber indulgências.
Sim, todas as igrejas que possuem uma Porta Santa e são designadas para celebrações jubilares seguem um rito parecido com o de abertura e fechamento.
Leia MaisPorta Santa será aberta pelo Papa em penitenciária de RomaO Jubileu e a Porta SantaEm locais onde a Porta Santa não é lacrada com tijolos ou outro material físico, o rito da “recognitio” se adapta ao contexto local, mantendo o simbolismo do ato. Nessas situações, o foco está na verificação simbólica de que a porta foi devidamente "fechada" desde o último Jubileu e na oração que a prepara para ser aberta novamente.
Porém, no Jubileu da Esperança de 2025, apenas serão abertas quatro Portas Santas: na Basílica de São Pedro, na Basílica de São João de Latrão, na Basílica de Santa Maria Maior, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Além disso, será aberta uma Porta Santa na prisão de Rebibbia, em Roma.

:: O que é a Porta Santa e como viver seu significado no Ano Jubilar
Fonte: Vatican News/ACN Digital
Tenha um guia de orações para a Quaresma em mãos
Tenha em um só lugar orações como a Via Sacra e Salmo penitencial para rezar durante a Quaresma. Acesse a qualquer hora, de forma simples, no seu cotidiano.
Como falar da Campanha da Fraternidade na catequese?
Descubra o que a CNBB sugere em material de apoio para ensinar as crianças sobre a Campanha da Fraternidade de 2026. Confira reflexões com base no subsídio.
Como ornamentar o altar na Quaresma?
Saiba o que a Igreja orienta sobre os paramentos do altar na Quaresma e como sua paróquia pode se preparar corretamente de forma sóbria e introspectiva.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.