Por Polyana Gonzaga Em Igreja

‘As perspectivas e desafios do dízimo’ são discutidos no 10º Conage em Aparecida

Foto de: A12.com

As perspectivas e desafios do dízimo são discutidos no 10º Conage em Aparecida

Palestra destacou ações da Pastoral do Dízimo.

As perspectivas do dízimo e o desafio da Pastoral da Partilha Eclesial foram destaque nas discussões da manhã desta quinta-feira (25), durante o 10º Congresso Nacional de Gestão Eclesial – Conage, em Aparecida (SP).

O evento acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida no Santuário de Aparecida e tem como tema ‘Paróquia Visionária: construindo uma gestão empreendedora e profética’ e lema ‘Esse com certeza produz fruto’ (Mt 13, 23).

O ‘Dízimo sob as perspectivas: Profética, eclesial e pastoral’ foi tema da palestra de Aristides Luís Madureira, Graduado em Comunicação, Tecnologia em Processos Gerenciais e Missionário leigo há mais de 20 anos implan­tando a Pastoral do Dízimo no Brasil.

Aristides Luís Madureira falou sobre a necessidade do equilíbrio da gestão espiritual e a gestão administrativa das paróquias.

“É necessário termos uma gestão participativa onde o processo de liderança envolva confiança entre todos os envolvidos na gestão”, afirmou.

O palestrante ainda apresentou modelos de implantação da Pastoral do Dízimo, sua estrutura e a sua manutenção. Destacou a transparência nas ações que envolvem o dízimo e a necessidade de uma orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aos párocos, ecônomos, membros de conselhos ao que se diz respeito dos processos financeiros e questões legais das comunidades.

Para Aristides é preciso fazer com que o dizimista se sinta parte de tudo que a comunidade realiza e fazê-lo entender da importância de sua contribuição.

 
 

“Se as demais pastorais da Igreja atuam na atividade fim, que é evangelizar, a Pastoral do Dízimo se torna uma locomotiva para as outras pastorais. Se a Pastoral do Dízimo está bem, as demais pastorais estão melhor, por ela dará oportunidade da aquisição de equipamento, materiais, formação, treinamento, entre outros. A Pastoral do Dízimo atua para as demais pastorais”, acrescentou.

Aristides avaliou as ações das Pastorais do Dízimo pelo Brasil e afirmou que é necessário que a Igreja auxilie a dar harmonia nas ações, nos modos operantes, respeitando todas as realidades na Pastoral do Brasil.

 
 

“A grande dificuldade é que às vezes dentro de uma mesma diocese nós encontramos vários sistemas montados e isso pode se chocar. Porém o pluralismo nesse período é bastante oportuno, pois nos enriquece”.

Aristides ainda destacou a fundamental participação das crianças e da juventude nesse contexto.

 
 

O 10º Congresso Nacional de Gestão Eclesial – Conage segue até esta sexta-feira (26) e é direcionado a padres, religiosos, secretários, ecônomos, vigários paroquiais, ministros, evangelizadores, membros de conselhos e pessoal auxiliar de paróquias de vários estados do Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...