Por Redação A12 Em Igreja

Congregação das Pequenas Missionárias Eucarísticas participará da 46ª Semana Vocacional da Rede Aparecida de Comunicação

A 46ª Semana Vocacional da Rede Aparecida de Comunicação acontecerá de 16 a 23 de agosto e está sendo preparada pelo Secretariado Vocacional da Congregação do Santíssimo Redentor contando com a participação de outras congregações que contribuirão para a promoção das vocações.

Entre as participantes estará a Congregação das Pequenas Missionárias Eucarísticas, o portal A12.com, conversou com a Pequena Missionária, a religiosa Irmã Alessandra Custódio , que falou sobre a história, o carisma, o trabalho da congregação e os desafios da vida consagrada.

Pequenas missionárias eucarísticas

A12 - Como surgiu a congregação das Pequenas Missionárias Eucarísticas?

Irmã Alessandra - Nossa Congregação surgiu na Itália ( Nápoles) com uma jovem chamada Ília Consaro em 1928, tinha um amor grande a Jesus presente na Eucaristia, gostava de rezar , fazer adoração e transmitir a cada pessoa uma palavra de amor que conquista transforma e eleva. Em meio aos desafios do pós guerra via o sofrimento do povo e carência de uma evangelização. Orientada por um Sacerdote decide fundar um comunidade. Partilhamos o Pão da eucaristia com a Vida do mundo.

A12 - Qual o principal carisma da congregação?

Irmã Alessandra - Nosso carisma é Eucarístico, e nossa espiritualidade é franciscana. Adoramos Jesus na eucaristia e levamos as pessoas até Ele. A vida e estilo franciscano nasceram de uma forte intimidade de nossa Madre fundadora aos Frades Menores.

A12 - Quais os trabalhos práticos realizados pelas religiosas?

Irmã Alessandra - Nós temos creches aqui no Brasil no estado de São Paulo (Olímpia ) e Goiás ( Itumbiara), estamos aqui em Aparecida ( Na Santa Casa de Misericórdia), em Barretos temos a nossa Casa Mãe no Brasil, e uma irmã da nossa congregação colabora com a CRB ( Conferência dos Religiosos do Brasil) em uma favela em São Paulo “Vila Prudente”.

Em cada uma dessas missões procuramos levar Jesus às pessoas, entre elas crianças, jovens, adultos, doentes e nas pastorais.

De forma muito simples como São Francisco somos chamadas a viver de forma simples e intensa o amor que Deus derrama sobre nós. Em cada casa nossos horários vão se adequando a comunidade local, no entanto procuramos viver a Vida Fraterna, momento forte para os franciscanos são as orações em comunidade.

criancas_pequenas_missionarias_eucaristicas

 A12 - O que é necessário para ser um religioso/consagrado de sua congregação?

Irmã Alessandra - Em primeiro lugar é ter uma amor grande por Jesus, ele é o nosso centro de vida. Quando nos sentimos amados, por Ele, a atração pelo seu estilo de vida acaba sendo nosso também.

Não tenhamos medo de responder SIM àquele que é sempre Sim em nossa vida.

 

"Os desafios aparecem para nos ajudar a amadurecer e a crescer sempre mais no caminho da fé."

A12 - Quais os desafios da vida consagrada?

Irmã Alessandra - Toda escolha de vida tem seus desafios, é normal e faz parte da vida. Os desafios aparecem para nos ajudar a amadurecer e a crescer sempre mais no caminho da fé. Quando decidimos trilhar um caminho e nos colocamos nas mãos de Deus, somos mais fortes e corajosos os desafios acabam sendo pequenos perante a grandiosidade que Deus nos oferece a cada dia.

 A12 - Qual a importância da 46ª Semana Vocacional para o despertar das vocações e em particular para a sua congregação?

Irmã Alessandra - Em primeiro lugar é ajudar a permanecer a chama da vocação acesa em nossos corações. Falar sobre vocação e falar sobre nossa caminhada, nosso chamado.

Rezar e refletir sobre temas tão fortes é agradecer a Deus pelo dom do chamado.

Participar com tantos religiosos e religiosos nesta semana é sentir-se família, principalmente neste Ano dedicado ao Ano da Vida Consagrada.

Saiba mais sobre a Congregação das Pequenas Missionárias Eucarísticas no site: www.pmebrasil.org ou pelos telefones (12)3105-4812 – Aparecida (SP), (17) 3329-11-26 – Barretos (SP)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...