Por Valquíria Vieira Em Igreja

Coordenador do 10º Muticom fala sobre tema do 5º Encontro Nacional da PASCOM

O 5º encontro Nacional da PASCOM (Pastoral da Comunicação) em Aparecida (SP) conta com a participação do padre Ivanor Macieskido, coordenador do  10º Muticom (Mutirão Nacional da Comunicação) que acontecerá em 2017 na diocese de Joinville (SC).

Padre Ivanor Macieski, é um dos palestrantes no Encontro Nacional Pascom e conversou com o A12.com falando sobre o tema do evento, “Liturgia e Comunicação”.

padre_ivanor_macieskiPadre Ivanor é professor de comunicação e coordenador de Pascom da Diocese de Joinville e para ele é muito importante usar a comunicação para ajudar na compreensão da liturgia.

“Ainda temos, como Igreja, um longo caminho a percorrer, desde o básico ajudando os fiéis a entenderem o que é a liturgia até o que é e para que serve, na liturgia, a comunicação. Dentre os itens de maior relevância, destacaria a questão de encontrar uma linguagem mais adequada para comunicar na liturgia o mistério pascal, me parece que falamos de algo tão sublime e importante de uma forma que os fiéis que vivem a realidade de hoje não conseguem compreender e, por não compreenderem, acabam se distanciando. Mas a comunicação pode servir a liturgia ajudando a evitar ruídos desnecessários, no uso das novas tecnologias tão próximas dos fiéis, especialmente dos mais jovens, para comunicar a profundidade do sagrado e interessá-los por esta realidade tão importante”, indica.

 

"...a comunicação pode servir a liturgia ajudando a evitar ruídos desnecessários...”

Avaliando a Pascom no Brasil, padre Ivanor valoriza o que já foi feito, mas reconhece que ainda é necessário crescer.

“ Nosso País tem dimensões continentais e temos realidades muito diferentes, mas temos também que reconhecer que muito já foi realizado e a Pastoral da Comunicação vem ganhando força e servindo, cada vez com mais eficácia, ao anuncio do Evangelho. Acredito que precisamos sim de mais articulação, de mais reconhecimento em algumas regiões por parte dos que estão à frente das atividades da Igreja local, de mais investimentos, de uma consciência mais clara do que é este serviço junto às demais pastorais da Igreja e é claro que haja muita comunhão com os profissionais da área da comunicação que muitas vezes trabalham em nossas dioceses e os voluntários que se doam neste trabalho”, afirma.

Saiba mais sobre o 5º Encontro Nacional da PASCOM

"...temos também que reconhecer que muito já foi realizado e a Pastoral da Comunicação vem ganhando força e servindo, cada vez com mais eficácia, ao anuncio do Evangelho". 

A Diocese de Joinville, onde o padre Ivanor atua como pároco e coordenador da PASCOM o trabalho de comunicação já possui uma longa história, que colhe os frutos da primeira Escola Diocesana de Comunicação anualmente formando agentes. O Setor de Comunicação é estruturado com profissionais em comunhão com os voluntários. Além disso, a Diocese possui uma Revista Mensal de 74 páginas que integra, evangeliza e informa os diocesanos, um site que é diariamente atualizado, os materiais gráficos são bem elaborados e atualmente está sendo desenvolvido um aplicativo para smartphones. A maioria das comunidades conta com a Pastoral da Comunicação atuante e organizada. Em 2017, a Diocese se organiza para receber o 10º Muticom, evento para o qual padre Ivanor deixa um convite.

“Com alegria estamos nos preparando para acolher o 10º Mutirão Nacional da Comunicação que acontecerá aqui em Joinville nos dias 16 a 20 de agosto de 2017, desde já deixamos o convite para todos virem conhecer nossa realidade assim como partilhar conosco de suas riquezas”.

O 10º Muticom já possui uma página oficial no Facebook com as últimas informações do evento que acontecerá de 16 a 20 de agosto de 2017, em Joinville/SC.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...