Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 13 MAR 2018 - 16H39

Relembre ações do Papa Francisco nesses cinco anos de pontificado

Shutterstock.
Shutterstock.

Cinco anos depois daquele 13 de março de 2013, o Papa Francisco continua a surpreender a Igreja, os fiéis e o mundo, por sua simplicidade e carisma.

Primeiro papa latino-americano, vindo do "fim do mundo" como ele mesmo disse, carrega sobre seus ombros o peso de 82 anos. 

Francisco tem mostrado disposição e muito dinamismo ao longo de seu pontificado. Ele já fez até hoje, 22 viagens internacionais, nas quais visitou 33 países, entre eles o Brasil, em 2013. 

Shutterstock.
Shutterstock.

Ele que tomou para si o nome de Francisco, o santo de Assis, por querer como ele uma Igreja "pobre para os pobres", instituiu o Dia Mundial dos Pobres, na conclusão do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, com a Carta Apostólica intitulada “Misericórdia e mísera”, que no ano passado teve sua primeira edição no dia 19 de novembro. 

Entre os principais documentos que o Papa jesuíta escreveu e deixa como herança para a Igreja, são destaques:

Laudato si (Louvado sejas) | Nesse documento ele quis deixar uma mensagem contundente sobre as questões ambientais indicando um caminho de conversão ecológica. 
Evangelii gaudium (A alegria do Evangelho) | Com essa exortação apostólica, Francisco tratou sobre a obra evangelizadora da Igreja, especialmente a sua ação missionária manifestando uma preocupação com uma Igreja em saída. 
Amoris laetitia (A alegria do amor) | Outro documento que trouxe grande contribuição para a Igreja, foi esta exortação pós-sinodal, que trata sobre a família e recolhe os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a família ocorridos em 2014 e 2015. O documento mostra a necessidade de uma melhor preparação para o matrimônio, a realidade do amor, abre reflexões sobre a ideologia de gênero, trata sobre diversas questões pastorais com as famílias e em um dos capítulos mais polêmicos, fala sobre os desafios para acompanhar as famílias e casais em situação irregular perante a Igreja. 

O Papa promoveu ainda um Jubileu da Misericórdia (2015-2016), terceiro ano santo extraordinário na história da Igreja Católica, durante o qual canonizou Madre Teresa de Calcutá, e ainda um Ano da Vida Consagrada.

Francisco promoveu também a reforma da Cúria Romana, com a ajuda de um Conselho de Cardeais dos cinco continentes, e criou dois dicastérios: 'Leigos, a Família e a Vida' e 'Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral', além de várias medidas na administração econômico-financeira da Santa Sé e do Estado do Vaticano.

Além desses gestos, alguns tem marcado pela generosidade e compaixão do Santo Padre, relembre alguns: 

- Ofereceu um almoço comunitário para 1500 pobres no Vaticano

Vatican News.
Vatican News.

- Instalou banheiros, chuveiros, lavanderia e até uma barbearia para os sem-tetos de Roma

- Promoveu um encontro inédito entre os presidentes de Israel e Palestina pela paz

Ansa.
Ansa.

- Teve um encontro inédito com Patriarca ortodoxo Kirill, aproximando a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Russa 

- Leiloou uma Lamborghini para ajudar os cristãos do Iraque

- E a lista não para...

E você? Recorda quais atitudes do Papa Francisco? Comente e compartilhe o que você comemora hoje com o Papa Francisco. 

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
consuelo mendes da costa comentou:

O Papa Francisco tem a grade capacidade de comunicar reflexões profundas através de palavras simples compreensíveis para as pessoas comuns.
Sua preocupação com o Meio Ambiente, com a família (e o acolhimento aos casais em segunda união), assim como o entendimento entre diversas religiões, demonstra a sensibilidade para o cotidiano da vida moderna.
Que ele tenha saúde para ficar por muito tempo ainda como nosso maior Pastor.

Luiz Antonio Pedroso comentou:

Papa o Sr.è um exemplo de humanidade meu maior sonho e poder dar um forte abraço em vossa santidade........................................................................amem.

Stella Maris Montalvão Simão comentou:

Deus nos mandou o Papa Francisco.Foi o maior presente que poderíamos receber.A humildade, simplicidade a maneira como fala para os fiéis, nos deixa cada vez mais ligadas a Igreja.Para mim ele é o máximo.Acho que nunca mais teremos um igual.Que Deus o proteja e que viva por muito tempo.

Dulcinéia Vieira comentou:

O Papa Francisco é um exemplo de humildade. Eu rezo por ele todos os dias, que Deus continue abençoando oeste Papa maravilhoso pela intercessão de Nossa Senhora.

Manoel Soares Serpa comentou:

Ó papa Francisco é mesmo um santo

Silvania Maria dos Reis comentou:

Parabénsss

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.