Por Redação A12 Em Santo Padre

Visita de Bento XVI ao Brasil completa 10 anos

A visita do Papa Bento XVI ao Brasil completa 10 anos e foi repleta de atividades. Entre 9 e 13 de maio de 2007, o Papa realizou missas em São Paulo e em Aparecida, abriu a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, visitou a Fazenda Esperança em Guaratinguetá, canonizou Frei Galvão, encontrou a juventude, entre outras atividades. O Pontífice desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, por volta das 16h e foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades civis e religiosas. O Portal A12 listou os momentos que relembram esses dias importantes para os católicos e para história do Brasil.

Chegada

 Mosteiro de São Bento

Depois da chegada, Bento XVI deslocou-se até o Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista, onde recebeu a chave da cidade de São Paulo, do então prefeito, Gilberto Kassab. No Papa-móvel seguiu pelas ruas da cidade até o Mosteiro de São Bento, local onde ficou hospedado.

Selo homenageou o Pontífice

Selo_BentoXVI_Brasil_Shutterstock

Foto: Shutterstock

Em 10 de maio, Bento XVI também encontrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Lula carimbou e assinou dois selos produzidos pelo Correios em homenagem a visita do papa e os entregou ao Pontífice.

Visita ao Memorial da América Latina

O Santo Padre também abençoou a América Latina, antes de embarcar no Papamóvel em direção ao estádio do Pacaembu. A cerimônia aconteceu em frente à Biblioteca Latino-americana Victor Civita e homenageou a passagem de Bento XVI em local que simboliza todos os povos latino-americanos.

No Pacaembu, encontrou juventude

Em um dos momentos mais intensos de sua mensagem no Estádio do Pacaembu, o Papa Bento XVI assegurou aos mais de 70 mil jovens da América Latina que é possível viver em castidade com a ajuda de Cristo, alentou-os a valorizar o matrimônio e convidou a descobrir a vocação à vida consagrada. Em mensagem disse: "sejam construtores de um mundo mais justo e solidário, reconciliado e pacífico".

Frei Galvão canonizado

 No dia 11 de maio, Frei Galvão, primeiro santo nascido no Brasil, foi canonizado pelo Papa Bento XVI, diante de 1 milhão de pessoas no Campo de Marte.

Fazenda Esperança

Papa Bento XVI_Brasil_Denílson Luís

Foto: Denílson Luís

 Quando passou pelo Brasil, o Papa Bento XVI encontrou-se, no dia 12, com cerca de sete mil pessoas no projeto Fazenda Esperança, em Guaratinguetá (SP), um trabalho que une convivência e Evangelho na recuperação de dependentes químicos. Ele abordou o delicado tema das drogas, através da emissão de um severo aviso para os traficantes de drogas: Eu digo aos que fazem comércio de droga para refletirem sobre os danos que infligem à multidão de jovens e de adultos de todos os níveis da sociedade, Deus irá chamá-los para explicarem o que fizeram".

Abertura da V Conferência em Aparecida

Na manhã de 13 de Maio, Bento XVI celebrou uma missa na parte exterior do Santuário Nacional e, em seguida, abriu a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano. Aos bispos presentes, ele afirmou criticou tanto o marxismo quanto o capitalismo pelos seus efeitos destrutivos sobre a economia, o governo e a religião. Acrescentou que "a política não é competência imediata da Igreja" e salvaguardou o "respeito por uma laicidade saudável, incluindo a pluralidade das posições políticas, como essencial na tradição cristã autêntica".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.