Notícias

A devoção ao Bom Jesus de Pirapora

Imagem de Jesus flagelado e coroado de espinhos foi encontrada nas águas do rio Tietê

Escrito por Elisangela Cavalheiro

05 AGO 2023 - 05H05 (Atualizada em 09 AGO 2023 - 11H45)

A12/ Guilherme Gomes

O Santuário Senhor Bom Jesus de Pirapora, localizado às margens do rio Tietê, na pequena cidade de Pirapora do Bom Jesus é um local de peregrinação que preserva uma imagem encontrada há quase 300 anos.

A devoção ao Senhor Bom Jesus de Pirapora teve início em 1725, quando a Imagem de Jesus flagelado e coroado de espinhos foi encontrada nas águas do rio Tietê por um morador local. Ele a levou para sua casa e iniciou uma devoção doméstica, que aos poucos foi atraindo mais pessoas.  

Igreja concede título que valoriza devoção

A devoção ao Bom Jesus na cidade ganhou maior destaque, quando no ano de 1887, a então Capela do Bom Jesus foi elevada ao status de Santuário diocesano, diante do aumento da devoção local. E é nessa igreja que se encontra a Imagem encontrada há quase 300 anos; ela pode ser vista no altar principal do templo. O Santuário está, desde 2018, sendo administrado pelos Missionários Redentoristas. 

:: 12 santuários redentoristas para você visitar com a família

Manifestações de fé incomuns

Tanto no mês de agosto, na festa do padroeiro, como também mais intensamente durante a Semana Santa, são inúmeros os peregrinos que trazem em suas costas cruzes de tamanhos incríveis, e até mesmo, gigantes. É muito emocionante ver que as procissões trazem grupos familiares, de amigos, de comunidades, que se unem para demonstrar seu amor ao Jesus Crucificado. 

Esses romeiros só terminam o seu gesto de sacrifício e devoção quando entregam as cruzes no Santuário. Em todas elas, podemos ver nomes e frases que lembram o significado de cada peregrinação. As cruzes ficam em todo o entorno do Santuário, oportunizando uma visão incrível e que atrai a curiosidade dos devotos. 

É curioso notar que essas cruzes vão "crescendo" com o passar dos anos porque muitos devotos acabam renovando a promessa aumentando o tamanho da cruz para a próxima peregrinação. 

A12
A12
As grandes cruzes são carregadas por grupos de peregrinos


Festa de 2023 

Neste dia 06 de agosto, dia da festa litúrgica ao Senhor Bom Jesus, o Santuário prepara uma solene celebração. 

Acompanhe a programação, durante todo o dia, e às 9h, assista a transmissão AO VIVO, pelo A12, nos canais oficiais do Santuário em: 

E ainda pelo:

Cruzes Gigantes

O juiz de paz Anselmo Miguel dos Santos, um devoto do Bom Jesus, conta detalhes sobre a história dessa devoção, inclusive a de um milagre quando a imagem foi encontrada e iria ser transportada para uma igreja da região.

Veja no vídeo abaixo! 

Fonte: Matéria escrita originalmente em 07/08/2018 e atualizada com novas informações.

7 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...