Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 26 NOV 2019 - 15H30

12 santuários redentoristas para você visitar com a família

Thiago Leon
Thiago Leon
Pai carrega filho durante missa no Santuário Nacional de Aparecida.


Os Missionários Redentoristas são reconhecidos nacionalmente por seu trabalho em santuários, sendo o maior exemplo a atuação no Santuário Nacional de Aparecida. No Brasil, todas as províncias redentoristas têm algum trabalho à frente de igrejas que possuem este título. Os santuários são considerados espaços privilegiados para a vivência da fé e da espiritualidade cristã. 

No Brasil existem centenas de santuários e, de acordo com a plataforma
'Santuários do Brasil', estão cadastradas 426 igrejas, o que não significa um número final, já que nem todos fizeram o seu registro. 

:: Brasil tem 38 Santuários de Aparecida

O Papa Francisco diz que é muito importante o trabalho dos santuários na vida da Igreja, uma vez que eles são "imunitários", ou seja, são lugares que oferecem amparo na fé e mantêm vivas as tradições familiares religiosas

Listamos 12 santuários administrados por Missionários Redentoristas das mais diversas províncias existentes no Brasil. Confira a lista e, se você resolver conhecer alguns deles, boa viagem! 

1. Santuário Nossa Senhora d´Ajuda - Porto Seguro - BA (Vice Província da Bahia)

Começamos com este, que é o primeiro Santuário Mariano do Brasil. Localizado no Distrito de Arraial D’Ajuda, a visita já começa com a paisagem deslumbrante e termina em uma cidade pacata, que conserva uma milagrosa imagem de Nossa Senhora d´Ajuda, trazida de Portugal em 1549

Eduardo Gois.
Eduardo Gois.
Redentoristas assumiram o Santuário em 1999.


2. Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - São João da Boa Vista - SP (Província de São Paulo)

Esta igreja guarda uma devoção que chegou ao Brasil através dos Missionários Redentoristas. A religiosidade mariana, sob o título de Perpétuo Socorro, chegou a São João da Boa Vista na década de 1940. Hoje, milhares de devotos cumprem suas promessas diante da réplica do ícone da Virgem com o Menino Jesus ao colo. 

Arquivo.
Arquivo.
Santuário do Perpétuo Socorro em São João da Boa Vista.


3. Santuário Bom Jesus de Pirapora - Pirapora do Bom Jesus - SP (Província de São Paulo)

A devoção ao Senhor Jesus Crucificado existe na cidade há quase 300 anos, mas o santuário está sob a administração dos redentoristas há pouco mais de um ano. A imagem que está exposta no altar da igreja foi encontrada no rio Tietê em 1725, e este é um dos espaços mais visitados pelos peregrinos. Lá também existe uma famosa tradição das cruzes gigantes. 

Santuário Bom Jesus.
Santuário Bom Jesus.
Devotos celebram festa do Padroeiro em Pirapora do Bom Jesus.


4. Santuário Nossa Senhora da Conceição - Recife - PE (Província de São Paulo e Vice Província do Recife)

Neste santuário está exposta uma imagem da Imaculada Conceição, que fica do lado de fora do santuário. Ela foi trazida da França em um navio, em 1904. Mede 5,5 metros de altura e pesa 1.806 quilos. Está localizado no Morro da Conceição e a caminhada até ele se torna um exercício de fé. Lá de cima, a visão do santuário, que possui um estilo moderno com paredes de vidro, faz a caminhada valer a pena. 

Santuário do Morro.
Santuário do Morro.
Santuário possui imagem de mais de 5 metros de altura.


5. Santuário Mãe de Deus - Porto Alegre - RS (Província de Porto Alegre)

Nossa Senhora Mãe de Deus é a padroeira de Porto Alegre e da Arquidiocese. O Santuário possui uma imagem da padroeira esculpida em madeira de tília, por artistas italianos e benta pelo Papa João Paulo II, em Roma, no ano de 1988. Este santuário também está localizado em um lugar alto da capital. 

Reprodução.
Reprodução.
Santuário guarda devoção do estado.


6. Santuário Nossa Senhora do Rocio - Paranaguá - PR (Província de Campo Grande)

No litoral do estado do Paraná fica o santuário que guarda uma devoção mariana única no Brasil: Nossa Senhora do Rocio. A religiosidade teve início com o encontro de uma imagem da Mãe de Jesus na baía de Paranaguá e uma história com a Peste Bubônica. Nossa Senhora do Rocio é padroeira do Paraná. 

Santuário N.S.Rocio.
Santuário N.S.Rocio.
Vista da Praça da Fé e do Santuário de Paranaguá.


7. Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Curitiba - PR (Província de Campo Grande)

O santuário em Curitiba é o que recebe o maior número de fiéis no Brasil, devotos da Mãe do Perpétuo Socorro. Todas as quartas-feiras quando acontece a Novena Perpétua, aproximadamente 40 mil fieis lotam a igreja. A construção arrojada do santuário ostenta uma cúpula de 30 metros de diâmetro e uma estrutura que permite a visualização do altar de todos os lados, já que não possui colunas.  

Reprodução fanpage do Santuário.
Reprodução fanpage do Santuário.
Movimento de fiéis durante novena perpétua.


8. Santuário e Basílica de São Geraldo - Curvelo - MG (Província do Rio)

A cidade de Curvelo abriga a Basílica de São Geraldo, que é reconhecida internacionalmente por ser a única no mundo exclusivamente dedicada a São Geraldo Majella, o santo irmão redentorista. Ali é realizada todos os anos uma romaria dos Geraldos e Geraldas

Arquivo do Santuário.
Arquivo do Santuário.
Fachada da Basílica de Curvelo, em Minas Gerais.


9. Santuário Nossa Senhora Aparecida - Manaus - AM (Vice Província de Manaus)

No coração da Amazônia, o santuário dedicado à Padroeira do Brasil une cerca de 80 mil devotos todos os anos em sua festa. Está localizado no centro histórico da cidade, em um bairro que carrega hoje o nome Aparecida, sendo um dos mais antigos da capital. 

Arquidiocese de Manaus.
Arquidiocese de Manaus.
Igreja lotada em dia de festa.


10. Santuário Bom Jesus da Lapa - Bom Jesus da Lapa - BA (Vice Província da Bahia)

O santuário baiano fica dentro de uma gruta que mede cerca de 50 metros de comprimento, 15 de largura e sete de altura. Ali, diante da imagem do Cristo na Cruz, hoje existe uma réplica da original, que se perdeu num incêndio, em 1903. O espaço é um espetáculo de fé da natureza, já que fica junto ao penhasco às margens do rio São Francisco

Arquivo do Santuário.
Arquivo do Santuário.
Santuário fica localizado num lugar de rara beleza.


11. Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade - GO (Província de Goiás)

A Festa do Divino Pai Eterno é considerada uma das mais tradicionais do Brasil. Esta igreja também é a única no mundo dedicada ao Pai Eterno. Atraindo milhões de romeiros todos os anos, a administração está construindo um novo santuário para poder acolher melhor os seus devotos.


Devotos em frente ao santuário durante a festa em julho.


12. Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Aparecida - SP (Província de São Paulo)

Por fim, o Santuário Nacional de Aparecida é a pérola preciosa do trabalho pioneiro dos redentoristas em santuários. Sua mega-estrutura pode acolher até 30 mil devotos em torno do Altar Central. É o maior santuário mariano do mundo. 

:: Santuário de Aparecida em números 


Missa Solene - Festa de Nossa Senhora Aparecida 2018


9 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...