Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Paróquia de Juiz de Fora (MG) celebra envio de evangelizadores para missão nas famílias

Depois de quase dois meses de muitos trabalhos com a Missão da Visitação e, com o despertar das lideranças leigas das comunidades, a paróquia de Santa Rita de Cássia, em Juiz de Fora (MG), promoveu a primeira visita às famílias. A cidade que viu chegar os primeiros Missionários Redentoristas vindos da Holanda recebe nos próximos meses a graça das Santas Missões. 

No último fim de semana, a paróquia mineira recebeu a Equipe Missionária de São João da Boa Vista (SP) para a visita às comunidades e realização do Dia de Formação em vista da Segunda Fase das Missões. No domingo (27), os evangelizadores leigos foram enviados em missão para o tempo da Missão nas Famílias. Nesta fase, os evangelizados percorrem as famílias levando a Palavra de Deus, incentivando a oração e a participação na vida de comunidade. 

Levantamento sócio-religioso da paróquia

Foto de: arquivo. 

Exterior da Igreja Santa Rita, em Juiz de Fora (MG)

Igreja de Santa Rita, em Juiz de Fora (MG). 

Irmã Stella, da Congregação Apóstolas do Cenáculo, que acompanha a paróquia há quase dois meses, coordenou os primeiros trabalhos da missão animando o povo das comunidades e, especialmente, realizando o levantamento sócio-religioso. Com este mapeamento da paróquia, usando uma ficha apropriada, foram formados 48 Setores Missionários, cada um com a sua equipe de animação. Nesse período de cadastramento foram visitadas 1.423 famílias católicas. A pesquisa apontou também que existem 569 famílias não católicas, além de 215 famílias mistas, onde existem pessoas de religiões ou igrejas diferentes. Em todo o território paroquial existem 4.383 pessoas católicas e outras 2.625 não católicas, ou seja, quase 37,5% da população é formada por pessoas não católicas.

O levantamento sócio-religioso realizado pelas Santas Missões permite um aumento de 10%, o que mostra que 62,5% da população que reside no território paroquial é católica, porém, o grande desafio é chegar até aos que não participam da vida da comunidade e não querem aceitar compromissos com a evangelização.

Para padre Luiz Carlos Treider, coordenador da missão, a evangelização realizada de forma intensa favorece a acolhida e a abertura das pessoas, pois "as Santas Missões são um Tempo da Graça de Deus e muitos serão tocados pela graça e retornarão ao seio da comunidade”, enfatiza. 

Segundo Irmã Stella, a Missão Redentorista tem como meta principal ir ao encontro dos que estão perto, como aos que estão afastados, mas de forma especial para estes é que está sendo realizado todo o processo de evangelização missionária. Todo este trabalho conta que "a graça de Deus, a companhia de Maria e a intercessão de Santo Afonso cheguem aos corações e que essa Missão seja muito frutuosa”, assinala a religiosa. 

A Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na periferia da grande Juiz de Fora possui 489 mil habitantes, sendo toda ela urbana, não existindo nenhuma comunidade rural, de acordo com o Censo 2010.

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
das Santas Missões

CONVITE

Participe da 25ª Romaria das Missões Redentoristas no
Santuário Nacional de Aparecida no dia 21 de novembro de 2015. 
Saiba mais: 'Romaria das Missões Redentoristas completa 25 anos'

 

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...