Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas

Romaria das Missões Redentoristas completa 25 anos

romaria_redentoristaNeste ano, a Congregação do Santíssimo Redentor presente no estado de São Paulo celebra a realização da 25ª edição da Romaria dos Coordenadores e Auxiliares das Santas Missões Redentoristas. O encontro que acontece no próximo dia 21 de novembro, no Santuário Nacional de Aparecida, das 6h às 12h, pretende reunir representantes das cidades que receberam as Santas Missões Redentoristas, pelo menos nos últimos 10 anos. 

Como uma atividade da pós-missão, que significa o período seguinte às Missões Redentoristas, a romaria constitui-se em um momento privilegiado para os representantes renovarem o espírito missionário despertado pelos missionários. 

O tema escolhido para este ano reflete especialmente a realidade vivenciada nos setores: “No Setor Missionário servir com a Alegria do Evangelho”, e o lema bíblico recorda a doação de Cristo: “Estou no meio de vós como aquele que serve!", do Evangelho de Lucas 22,27. 

De acordo com o Missionário Redentorista, padre Denis Francisco, membro do Conselho Missionário da Província, o tema deste ano visa oferecer duas reflexões aos coordenadores e auxiliares.  

 

"...no Setor Missionário acontece a verdadeira conversão motivada pelos agentes missionários. Eles conhecem a realidades das famílias vizinhas, por isso semeiam ali os valores do Reino de Deus..."

"A escolha do tema tem dois sentidos para nós missionários que trabalhamos nas Santas Missões. Primeiro, no Setor Missionário acontece a verdadeira conversão motivada pelos agentes missionários, chamados de coordenadores e auxiliares. Eles conhecem a realidades das famílias vizinhas, por isso semeiam ali os valores do Reino de Deus, sobretudo, a importância de viverem dentro de uma comunidade cristã aberta às famílias. Segundo, servir na 'Alegria do Evangelho', denota que estamos abertos às orientações do Papa Francisco em sua Encíclica. As Santas Missões vão ao encontro das orientações de nosso Pastor maior, portanto, mais uma vez, nossas missões são atuais e do jeito que a Igreja busca, com todas as suas forças, sair, se lameiar e ousar para fazer chegar esta Alegria que vem de Deus", assinala.

Sobre o lema, o missionário lembra que "como São Lucas apresenta nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que está no meio dos apóstolos servindo, dentro do contexto de Igreja e de Paróquia, os agentes missionários estão no meio do povo como aquele que serve", acrescenta. 

Ao celebrar 25 anos, padre Denis acredita que a proposta da romaria, de reunir missionários e agentes em um encontro anual, possibilita confirmar a importância do trabalho evangelizador realizado pela Congregação e fortalecer o comprometimento desses agentes com a continuidade da missão em suas respectivas comunidades. 

 

A romaria será realizada entre as 6h e 12h, no Santuário Nacional. 

"Até aqui a romaria sempre teve resultado, pois é uma oportunidade para que os agentes missionários revejam os missionários que conviveram com eles durantes quatro meses, por causa das missões em suas paróquias. Como é gostoso receber o abraço apertado e caloroso deles, escutar as mudanças em suas comunidades e paróquias depois das missões. Temos a certeza, que esta romaria é uma providência de Deus para agir e permanecer na vida de seu povo através das Santas Missões", reflete. 

A programação da romaria começa às 6h, com a acolhida dos romeiros pelos missionários, na Tribuna Papa Bento XVI e segue com a missa das 9h, no Altar Central, transmitida pela TV Aparecida. Às 10h, os romeiros seguirão em procissão até o Auditório Noé Sotillo para ouvir uma palestra alusiva ao tema do encontro. O superior provincial, padre Rogério Gomes estará presente e deixará uma palavra de ânimo e estímulo a todos os participantes. O encontro termina com um momento de confraternização e um show sertanejo.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...