Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias Atualizada em 14 SET 2018 - 16H39

Mundo ético ferido

Os tempos de crise sempre estiveram presentes na história da humanidade, apresentando-se de formas diferentes, trazendo questionamentos e discussões para encontrar o “bem” da humanidade.

O ethos está infuso em cada ser humano, direciona na busca da felicidade, felicidade que podemos chamar de realização ou busca do “bom”. O ser humano tem este movimento dentro de si, onde o seu interior busca, de forma natural, a realização. Isso pode ser melhor entendido a partir de uma experiência ética consciente.

Vemos hoje no Brasil um problema ético, fruto de uma mudança muito brusca no modo de viver.

Thiago Leon
Thiago Leon

O ethos do homem rural, da sociedade agrária e de uma sociedade mais fraterna, foi bruscamente invadido pelo ethos do homem moderno e suas máquinas. Isto deveria ter acontecido através de um processo gradativo, o que não aconteceu. Surgiu então o dualismo ético na sociedade, o que diminuiu a solidariedade. O ethos rural foi forçado a corresponder ao ethos moderno, onde os que detinham o poder financeiro, detinham também o poder do plano ético ou moral.

:: Eu sou o Brasil ético

Onde falta “o ethos”, há espaço para corrupção, e a forte presença do famoso “jeitinho brasileiro” leva à fraqueza do viver comunitário, à deformação e fragmentação da consciência. Tudo isto se espalha como uma doença, onde a sociedade é afetada durante a história e o sintoma mais forte aparece naquilo que o homem mais tem de precioso: sua consciência.

Essa consciência tem de conviver com um pluralismo, fruto de uma crise ética, onde um dos agravantes é o enfraquecimento da dimensão comunitária, que contribui para a geração de consciências consumistas e incertas, e que sofrem por viverem uma busca incessante do “bom” em meio às pseudo-realidades do mesmo.

:: Educar e instruir para o ethos

Um novo caminho é necessário, partindo da experiência ética ou moral do indivíduo, onde ele se questiona sobre o verdadeiro “bem” e “mal”. Buscar a verdade dentro desta experiência gera uma consciência moral, que permite que o indivíduo se descubra como responsável por um viver ético, e não apenas mais um cumpridor de regras, assim podendo finalmente viver a realidade em que está inserido e encontrar o “Bem”.

Matheus Rodrigues
seminarista redentorista
Seminário São Geraldo, Sorocaba (SP)

Fonte: CNBB. Ética: Pessoa e sociedade, 1. Ed., Brasília-DF, Documentos da CNBB, maio 1993.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...