Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias Atualizada em 20 AGO 2018 - 08H28

Vocação Humana: A vida é presente de Deus!

A palavra vocação tem origem na palavra “vocare”, que significa chamamento. Vocação humana é o chamado que o ser humano recebe para se desenvolver como pessoa, tanto na relação com o mundo, com o próximo, como na relação consigo mesmo e com Deus.

Vocação está intimamente ligada ao sentido de voz interior e de expressão de nossas potencialidades. Vocação é um talento, uma aptidão natural, uma capacidade específica para executar algo que vai lhe dar prazer.

Shutterstock
Shutterstock
A Vida é presente de Deus!

Os especialistas são unânimes em dizer: a escolha vocacional a seguir deve ser feita a partir da autorreflexão. O primeiro passo é conhecer a si mesmo. Saber quais são os pontos fortes e fracos, as habilidades, quais são as pretensões e os desejos para o futuro.

A vocação é um convite, uma proposta de liberdade e responsabilidade humana, que vem de encontro ao homem e lhe cabe decidir atender a este chamado ou não.

:: Vocação e profissão: você sabe a diferença?

Ao realizar uma opção fundamental como a vocacional, que envolve toda a vida, se faz necessário principalmente ao jovem refletir sobre o sentido de seu existir, analisando situações como: o que gosto de fazer, o que me promoveria prazer em realizar, o que sei fazer, a que sou chamado, qual a finalidade de meu existir?

Questões como estas são relevantes no processo de orientação vocacional para a compreensão da vocação humana.

“Quando seus talentos encontram as vontades do mundo, ali está sua vocação.” Aristóteles

A descoberta do valor de sua contribuição pessoal para a vida em sociedade é fundamental para o homem contemporâneo, que vive em uma sociedade onde é valorizado o individualismo, o isolamento e a competitividade.

Na doutrina cristã, somos levados a refletir a vocação para o trabalho através dos fundamentos da fé e, movidos por este ímpeto espiritual chamado de Deus em nossa vida, aprendemos a valorizar nossos talentos e desempenhar com amor a nossa vocação.

Joice Zanatelli Lourenço Barbosa
Psicóloga

                                                                                     

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...