Busque títulos de Nossa Senhora

  • Nome
  • Mês
  • Localização
  • Intercessão
  • Todos
Ou escolha o dia no calendário  

Títulos de Nossa Senhora

Linkedin

Hoje, 8/1 é dia de:

Nossa Senhora do Pronto Socorro

8 de Janeiro é dia de:

Nossa Senhora do Pronto Socorro

Padroeiro de: Padroeira do estado de Louisiana e da cidade de Nova Orleans

Localização: Nova Orleans, Louisiana, Estados Unidos

Por: Luciana Gianesini

Nossa Senhora do Pronto Socorro é venerada nos Estados Unidos como Padroeira da Louisiana e ocupa um lugar especial na história católica de Nova Orleans. A devoção está ligada às Ursulinas e à chegada, em 1810, de uma imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus, trazida da França por Madre Maria Teresa Farjon, conhecida como Madre São Miguel. A imagem foi colocada na capela do convento das Ursulinas e passou a ser venerada sob o título de Nossa Senhora do Pronto Socorro.

As Irmãs Ursulinas chegaram a Nova Orleans em 1727, vindas da França, e desenvolveram uma importante missão educativa e assistencial na cidade. Ao longo do período colonial, a Louisiana esteve sob domínio francês, passou ao controle espanhol em 1763 e retornou à França em 1800. Em 1803, Napoleão Bonaparte vendeu o território aos Estados Unidos, na chamada Compra da Louisiana. Nesse contexto de mudanças políticas e dificuldades para a continuidade da comunidade religiosa, as Ursulinas de Nova Orleans buscaram reforços junto às suas irmãs na França.

Madre São Miguel, superiora da comunidade ursulina de Paris, recebeu o pedido de auxílio das religiosas de Nova Orleans. Diante das dificuldades provocadas pela situação política e religiosa da França, decidiu solicitar ao Papa Pio VII autorização para partir com outras religiosas para a Louisiana. A autorização pontifícia foi concedida, e Madre São Miguel cumpriu a promessa de levar consigo uma imagem de Nossa Senhora. A estátua, esculpida em madeira na França, chegou a Nova Orleans em dezembro de 1810 e foi colocada na capela das Ursulinas.

A devoção ganhou novo significado em 1812, quando um incêndio atingiu Nova Orleans. Segundo a tradição, as religiosas recorreram a Nossa Senhora do Pronto Socorro e o fogo não alcançou o convento. O episódio contribuiu para o crescimento da confiança dos habitantes na intercessão da Virgem Maria em situações de perigo e necessidade.

A devoção tornou-se ainda mais conhecida durante a Guerra de 1812, entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha. Na noite de 7 de janeiro de 1815, véspera da Batalha de Nova Orleans, as Ursulinas e outros moradores permaneceram em oração diante da imagem, pedindo a proteção de Nossa Senhora. No dia seguinte, 8 de janeiro de 1815, as tropas norte-americanas venceram a batalha de Chalmette. As religiosas atribuíram a vitória à intercessão de Nossa Senhora do Pronto Socorro e prometeram celebrar anualmente uma Missa de ação de graças.

A celebração anual foi autorizada pelo Papa Leão XIII em 1894, que permitiu às Ursulinas celebrar a festa de Nossa Senhora do Pronto Socorro no aniversário da Batalha de Nova Orleans. A imagem foi solenemente coroada em 10 de novembro de 1895. Atualmente, ela é venerada no Santuário Nacional de Nossa Senhora do Pronto Socorro, em Nova Orleans, e continua sendo chamada de Padroeira da Louisiana.

A festa de Nossa Senhora do Pronto Socorro é celebrada em 8 de janeiro. A data recorda a Batalha de Nova Orleans e a tradição de ação de graças mantida pelas Ursulinas desde 1815.

Reflexão
A devoção a Nossa Senhora do Pronto Socorro nasceu marcada pela confiança na intercessão de Maria diante das necessidades e perigos. O título expressa a súplica daqueles que recorrem à Mãe de Jesus em situações que exigem auxílio, proteção e esperança. Em Nova Orleans, essa confiança ganhou especial expressão durante o incêndio de 1812 e, posteriormente, durante a guerra de 1815. Maria é contemplada como Mãe atenta às necessidades de seus filhos e sempre voltada para Cristo. Recorrer a Nossa Senhora do Pronto Socorro significa colocar diante de Deus aquilo que aflige o coração, pedindo, pela intercessão da Virgem, força para enfrentar as dificuldades e confiança para permanecer no caminho da fé.
Oração
Ó Maria, Mãe de Deus, em meio às tribulações do mundo, vele sobre o povo de Deus e seja para nós verdadeiramente Nossa Senhora do Pronto Socorro. Apressa-te a nos ajudar em todas as nossas necessidades, para que nesta vida fugaz, Tu possas ser nosso socorro. Obtenha para nós a graça de que necessitamos. Amém.



Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Enviar por e-mail