Por Flávia Gabriela Em Releases

Comemoração dupla: Santuário comemora aniversário de dedicação da Basílica a Nossa Senhora Aparecida e lançamento de medalha dos papas canonizados

Foto: Thiago Leon

 

A data de hoje é motivo de comemoração dupla para o Santuário Nacional. Além da celebração aniversário de dedicação da Basílica a Nossa Senhora Aparecida, um fato muito significativo para fiéis de todo o Brasil, foi lançada na missa das 9h a medalha em homenagem aos Santos João XXIII e João Paulo II, em comemoração da canonização dos pontífices.

Durante a celebração das 9h, no Altar Central, o cardeal arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno Assis lembrou a visita do Papa João Paulo II, hoje, São João Paulo II, no dia 4 de julho de 1980. Na ocasião João Paulo consagrou o Santuário, lhe dando o título de basílica-menor.

O Cardeal citou, durante a homilia, que o fato é um chamamento aos fiéis para que valorizem as igrejas das paróquias, comunidades para reunião da escutar e partilha da palavra de Deus.

"No início do cristianismo, as celebrações eram feitas em casas de famílias convertidas, e mais tarde, os cristãos se reuniam nas basílicas, que, no início, eram destinadas a atividades públicas. Alguns desses edifícios foram entregues ao culto cristão e sua arquitetura inspirou a construção das igrejas", enfatizou.

O cardeal parabenizou a Casa da Moeda pelo lançamento da medalha em homenagem aos Santos João XXIII e João Paulo II, em comemoração da canonização dos pontífices, ocorrida no dia 27 de abril, em Roma.

"João XXIII era chamado de pároco do mundo pela sua bondade, simplicidade e sabedoria. Em Roma, era conhecido como o "Papa bom", a ponto de um poeta afirmar que João XXIII "tornou visível a bondade aos olhos de todos".  É o papa do Concílio Vaticano II, o maior acontecimento para a Igreja católica e o mundo cristão, no século 20. João Paulo II, chamado de "Papa global", o Papa que visitou quase todos os países dos cinco continentes.  João Paulo II, o Papa dos Sínodos, das Famílias, da Juventude. João Paulo II amava o Brasil e o demonstrou nos visitando três vezes", disse.

Concelebrou a Eucaristia o reitor do Santuário padre Domingos Sávio. Estiveram presentes o Diretor Vice-presidente de Tecnologia da casa da Moeda do Brasil, Marcone da Silva Leal, o artista Nelson Neto Carneiro (um dos autores do projeto), o gerente executivo da Divisão de Marketing da Casa da Moeda, José Victor Martins e a gerente do Clube da Medalha do Brasil, Valéria Fionda.

Lançamento - Ao final da celebração, em um ato solene, a Casa da Moeda fez o lançamento oficial da medalha comemorativa, com a entrega do primeiro exemplar da medalha em ouro ao Santuário Nacional, que estará disponível para visitação no Museu da Basílica. Também foi feita a descaracterização dos cunhos, garantindo a exclusividade das peças produzidas.

Segundo a instituição, a arte de colecionar medalhas é tradição secular, sendo o Clube da Medalha do Brasil responsável pela continuação da atividade.

O projeto da medalha é dos artistas plásticos Érica Takeyama e Nelson Neto Carneiro. A medalha representa em seu anverso, a face dos papas homenageados, acompanhado da legenda "2014 – Canonização de João Paulo II e João XXII".

Como todo item de colecionador, as medalhas foram feitas em tiragem limitada de 5 mil, sendo 4 mil em bronze, 980 em prata e 20 em ouro. A de bronze custa R$ 60 e a de prata, R$ 336, sem o frete. A de ouro só é produzida sob encomenda.  

Aquisição - Nesta tarde até às 15h, uma equipe da Casa da Moeda comercializa os exemplares em estrutura abaixo da Tribuna Bento XVI. As pessoas que tiverem interesses em adquiri-la deverão acessar o site www.clubedamedalha.com.br. Neste endereço é possível acompanhar a tiragem restante dos exemplares.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Flávia Gabriela, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...