Nossa devoção cuida da Casa Comum
O Santuário Nacional assumiu um compromisso inspirado pelos princípios da encíclica Laudato Si', abraçando a missão de cuidar da Casa Comum. Essa iniciativa inclui ações concretas para preservar o meio ambiente, proteger a biodiversidade e fomentar a inclusão dos colaboradores e da comunidade local. Com isso, busca ampliar o impacto positivo e gerar valor para todos os públicos, a sociedade e o planeta, acreditando na ecologia integral, que entende que nenhum ser está desassociado do meio ambiente.
Conheça algumas das iniciativas sustentáveis do Santuário Nacional que estão em comunhão com a Encíclica Laudato Sí'.
Em 2016, o Santuário Nacional estabeleceu uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. A iniciativa abrange o reflorestamento da Mata Atlântica com espécies nativas nas três propriedades do Santuário. São quase 250 hectares de áreas reflorestadas, o equivalente a 200 campos de futebol, o que representa mais de meio milhão de mudas de árvores de mais de 100 espécies diferentes. Até o momento, foram plantadas 573 mil mudas de árvores nativas, tornando este um dos maiores projetos voluntários do Vale do Paraíba. Como incentivo para que o cuidado seja estendido a cada devoto, as mudas nativas também podem ser adquiridas. Localizado na marquise de acesso ao Centro de Eventos, um estande contém detalhes sobre o projeto e informações para aquisição.
O Santuário de Aparecida está, assim, criando florestas nas áreas circundantes, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
Confecção de aceiros
Como uma ação preventiva contra possíveis queimadas, especialmente durante o período de seca, o Santuário Nacional mantém aceiros ao longo das divisas de suas propriedades e nas áreas plantadas. Esses aceiros servem para evitar que o fogo se alastre e atinja as áreas reflorestadas, protegendo o trabalho de conservação ambiental.
Tratamento de Água
Os recursos hídricos utilizados pelo Santuário Nacional e seus anexos provém de uma Estação de Tratamento própria, com captação realizada nas áreas de matas recuperadas, que acabaram por também fortalecer as minas de água existentes. Em todo o complexo de acolhida da Basílica, é ofertada água potável gratuitamente aos peregrinos.
Torneiras de pressionamento
Os sanitários espalhados pelo Santuário Nacional, tanto nas áreas abertas ao público quanto nas áreas administrativas, utilizam torneiras de pressionamento, que garantem uma utilização eficiente e adequada. Essas torneiras reduzem as chances de desperdício de água, pois se desligam automaticamente.
Lavadoras inteligentes de piso
Santuário Nacional faz o uso de lavadoras inteligentes para serviços que precisam de lavagem têxtil. As lavadoras reduzem drasticamente o consumo de água no processo realizado, além de detectar o peso das roupas e ajustar a quantidade de água necessária, garantindo uma lavagem eficiente e sustentável.
Hospedagem com eficiência energética desde 2013. O Hotel Rainha do Brasil alcançou essa certificação do INMETRO dez meses após sua inauguração. O empreendimento foi classificado na categoria “A” (mais eficiente em uma escala de A até E), utilizando menos energia em seus sistemas sustentáveis de ventilação e racionalização de água no seu uso diário.
Coleta seletiva de lixo
Todo o lixo recolhido no Santuário Nacional é destinado a um aterro sanitário licenciado e a áreas específicas para descarte de materiais recicláveis. O Santuário possui lixeiras com separação de resíduos disponíveis ao público e nas áreas administrativas, facilitando a coleta seletiva e contribuindo para a reciclagem.
Redução de copos descartáveis
Em 2018, o Santuário Nacional lançou a campanha interna "Traga o Seu Copo" com o objetivo de reduzir o uso de plástico. A iniciativa foi direcionada aos colaboradores, resultando na redução do consumo de 1,2 milhão de copos descartáveis por ano no Santuário. Atualmente, apenas em alguns locais são disponibilizados copos descartáveis biodegradáveis.
Lixeiras subterrâneas
Em 2019, o Santuário Nacional instalou no pátio da basílica as lixeiras subterrâneas. Um projeto que possibilita uma capacidade maior no armazenamento de lixo, permitindo que os resíduos estejam adequadamente protegidos, evitando o mau cheiro e contaminação do solo. As lixeiras evitam problemas como a ocorrência de chuvas que, normalmente, carregam os detritos até bueiros e outros escoadouros públicos, entupindo-os e causando enchentes.
Reciclagem de cera e parafina
Todos os resíduos derivados da queima das velas pelos devotos na Capela das Velas são reciclados e enviados para uma empresa especializada.
Descarte de materiais infectantes gerados no Posto Médico
Para evitar danos ao meio ambiente e reduzir o risco de infecções entre os profissionais de saúde, é realizado a coleta seletiva de lixo hospitalar oriundos do Posto Médico. A coleta e descarte desses materiais são feitas de maneira adequada.
Caminhão Sustentável
Este modelo o Euro 6, incorpora tecnologias avançadas voltadas para a proteção ambiental. O principal objetivo é reduzir a quantidade de substâncias poluentes, como o óxido de nitrogênio (NOx) e outras partículas ruins que saem dos veículos a diesel e vão para o ar. Ele também destacou que o caminhão é mais eficiente, podendo levar o dobro do que os caminhões mais antigos e, com isso, fará menos viagens ao aterro, economizando recursos.
Carro híbrido
Pela grande necessidade de locomoção, o carro direcionado ao Arcebispo de Aparecida, funciona em formato de sistema hibrido, funcionando como auto carregável, usando o próprio motor a combustão como fonte de carregamento. Com menos emissão de gases poluentes, o modelo do automóvel contribui, para a redução do impacto ambiental.
Pontos de carregamento para carros elétricos
O Santuário Nacional oferece infraestrutura para carros elétricos, com quatro pontos de carregamento distribuídos em torno de seu estacionamento e também um ponto adicional no Hotel Rainha, disponível para os hóspedes. Essa iniciativa é crucial para promover a adoção de veículos elétricos (VEs).
Agenda ambiental para colaboradores
Além de ações práticas, o Santuário Nacional também realiza atividades de educação ambiental com seus colaboradores e moradores da região de Aparecida. Trilhas ecológicas, palestras de conscientização e atividades de interação com o meio ambiente são oferecidas para os funcionários do grupo Santuário Nacional, sobretudo em datas que comemoram o meio ambiente.
As escolas municipais de Aparecida e a Casa do Pequeno também se beneficiam de um projeto de educação ambiental realizado pelo templo junto de estudantes e participantes de projetos sociais.
Muro verde
Desde 2017, o Santuário Nacional tem seu perímetro delimitado por muros verdes. A estrutura de cinco quilômetros de extensão foi intencionalmente coberta por vegetação, cuidada pela equipe da própria Basílica. Além de melhorar o aspecto visual, a iniciativa contribuiu para a redução da poluição em seu entorno, já que as plantas conseguem reter grande quantidade de poeira e fuligem que ficam suspensas no ar.
Áreas Verdes
O Santuário Nacional é adornado com um extenso paisagismo, abrangendo mais de 1 milhão de metros quadrados de áreas verdes. Esses espaços foram cuidadosamente concebidos para proporcionar aos visitantes locais de descanso e reflexão em meio à natureza, promovendo uma conexão profunda com o ambiente natural. Além dessas áreas, o Caminho do Rosário, o Morro do Cruzeiro e o Presépio Permanente também oferecem locais que expressam a fé em harmonia com a natureza, incluindo iniciativas como o reflorestamento da mata ciliar às margens do Rio Paraíba do Sul, especialmente no Caminho do Rosário.
Guia de Árvores
Acesse os links para conhecer mais sobre algumas das espécies de árvores que preservamos aqui no Santuário Nacional:
• Graviola (Annona muricata)
• Figueira-benjamim (Ficus benjamina)
• Oiti (Licania tomentosa)
• Babosa-branca (Cordia superba)
• Ipê-amarelo (Handroanthus albus)
• Flamboyant (Delonix regia)
• Chapéu-de-sol (Terminalia catappa)
• Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa)
• Pau-brasil (Paubrasilia echinata)
• Ipê-branco (Tabebuia roseoalba)
O revestimento do Baldaquino
O revestimento do Baldaquino, no centro da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, traz em suas quatro colunas a representação dos biomas brasileiros, representando tudo o que foi criado por Deus: a fauna, a flora e sua maior obra, o ser humano, em diversas fases de desenvolvimento.
Assinado pelo artista plástico Cláudio Pastro, falecido em outubro de 2016, o projeto representa a rica biodiversidade brasileira e evidencia a grande Criação que se manifesta para adorar o Senhor no Altar da Consagração. O Baldaquino sustenta a grande Cúpula Central, revestida de mosaico veneziano para simbolizar a árvore da vida. Ao seu redor, pássaros da fauna brasileira, que se dirigem ao centro da árvore para ali se abrigarem: clara referência aos peregrinos que vêm a Aparecida para aqui se refugiarem e renovar a sua fé, além da explicita relação do homem com o meio ambiente.
Toda a linha de produtos do Santuário Nacional conta com embalagens sustentáveis, projetadas e produzidas para minimizar seu impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida. Isso abrange a escolha de materiais, design, produção, uso e descarte, com o objetivo de reduzir o consumo de recursos naturais, as emissões de poluentes e a quantidade de resíduos gerados.
- Todas as lojas utilizam sacolas oxi-biodegradável;
- Embalagens de produtos e demais resíduos recicláveis produzidos em loja são encaminhados ao descarte para reciclagem;
- Todos os nossos fornecedores estão em conformidade com legislações vigentes e atualizadas.
Acesse os links para conhecer mais sobre algumas das espécies de árvores que preservamos aqui no Santuário Nacional.
• Graviola (Annona muricata)
• Figueira-benjamim (Ficus benjamina)
• Oiti (Licania tomentosa)
• Babosa-branca (Cordia superba)
• Ipê-amarelo (Handroanthus albus)
• Flamboyant (Delonix regia)
• Chapéu-de-sol (Terminalia catappa)
• Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa)
• Pau-brasil (Paubrasilia echinata)
• Ipê-branco (Tabebuia roseoalba)
Com a visão de que os seres humanos não estão separados da natureza, o Santuário Nacional manifesta a necessidade contínua de revisar e fortalecer seu compromisso com a vida, sempre revisitando suas metas de sustentabilidade para garantir um futuro mais harmônico e equilibrado.
Aprofunde-se ainda mais neste tema através dos conteúdos abaixo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Santuário Nacional