A CÚPULA DO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA

“O reino dos céus é como uma minúscula semente de mostarda plantada num campo. É a menor entre todas as sementes, mas se torna a maior das plantas e cresce até se transformar numa árvore em que as aves podem vir e encontrar abrigo”. (Mateus 13, 31-32)

A Árvore da Vida na Cúpula sob o Altar Central traz em sua arte, a representação do centro da fé dos cristãos, que é Jesus, por isso tem como extensão a cruz vazada, com 8 metros de altura, simbolizando o caule ou grande tronco dessa árvore.

O tema da Cúpula faz alusão à parábola do grão de mostarda, que se torna a grande árvore onde os pássaros se aninham.

A obra fecha o projeto artístico iniciado com a arte do Baldaquino, os quatro pilares que sustentam a Cúpula Central. Nele estão representadas a fauna, a flora e as etapas da vida humana.

Nesse conjunto artístico, o peregrino contempla o Paraíso que Deus criou para a humanidade habitar, local de tranquilidade e paz.

simbologia
simbologia
espírito santo
espírito santo

No Alto, no centro da Cúpula, está o pássaro que corresponde ao Espírito de Deus, que anima a criação e a vida do universo.

pássaros
pássaros

A arte traz o desenho de 42 pássaros de 12 espécies diferentes da fauna brasileira.
São eles: Pavão do Pará, Papagaio Real, Maritacas, Colheiro, Guará, Beija flor, Arara Canga, Arara do Planalto, Tucano, Gavião da Roça, Arara Azul e Tuiuiú.
Os pássaros representam todos os peregrinos que visitam o Santuário Nacional e encontram na Casa da Mãe, um local para se refugiar, recuperar e renovar a fé e a força para a caminhada da vida, assim como fazem os pássaros que buscam na árvore um refúgio e descanso.

a cor ouro
a cor ouro

Representa o grande sol que dá luz a vida.

1. Videira

A videira em branco e ouro é símbolo da Igreja, sinal de Comunhão: “Eu sou o tronco e vós os ramos da videira. Só tem vida quem está ligado (unido) a Mim” (Jo 15, 5).

2. Ave Maria

A Ave Maria, texto com saudação do anjo Gabriel e da prima Isabel à Maria, anunciando-lhes que ela será a mãe do Salvador.

3. Estrelas

São sinais (símbolos) das promessas do Senhor feitas a Abraão quando deixasse sua terra em busca da Prometida (Gn 22, 17).

5. Palmeiras

De Oásis e pássaros “do paraíso” em ouro, a tamareira é considerada a “rainha do deserto", não só pela sua estatura, mas pelo serviço que presta às populações das terras desérticas. Fazendo lembrar a passagem bíblica: “Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo.” (Mt 20,26), trazendo a reflexão de que cada cristão deve ter em sua vivência de fé a busca pelo servir.

4. Água

A água em movimento corresponde às “águas superiores” que fertilizam os rio e mares da terra.

6. Vermelho

Simboliza o fogo, a energia do Espírito que faz tudo se mover.

Construção da Cúpula
Início em 1965 e finalizada em 1970

9.769 metros cúbicos de concreto, 123 toneladas, sendo 91,2 toneladas de tubos e 32 toneladas de acessórios, vigas e madeiramento.
Mosaico da Cúpula: Foram instalados 2 mil metros quadrados de vidro colorido e dourado. No total foram 5 milhões de tésselas (pastilhas) com pequenas pedras de 2cmx2cm em média.
A arte sacra desse espaço transmite Deus, que se reflete na própria natureza, primeiro elemento de santidade do mundo. “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” (João 1, 3-4)

O responsável por toda concepção do projeto, é o artista sacro Claudio Pastro, falecido em outubro de 2016.

Empresas envolvidas na obra:

  • Orsoni Esmaltes Venezianos – Veneza (IT) - Produção de tésselas/pastilhas
  • ROHR – Montagem de andaimes
  • Friul Mosaic – Montagem dos mosaicos
  • Equipe do Santuário Nacional – Apoio de infraestrutura
Créditos

Pe. Luiz Camilo Jr, C.Ss.R. - Diretor de Projetos
Pe. Marcelo Magalhães, C.Ss.R. - Diretor Executivo
Texto: Marília Ribeiro
Fotos: Thiago Leon
Arte/Diagramação: Rosane Pereira 
Fonte de Pesquisa: Campanha dos Devotos, CDM Santuário Nacional, Lotus Projetos
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.