Por Academia Marial Em Catequese Atualizada em 02 OUT 2017 - 11H03

Amou a virgem Maria

AMOU A VIRGEM MARIANão temos certeza absoluta quanto a data do nascimento de Santo Antônio, mas aqueles que procuraram escrever sua vida dizem que foi no dia 15 de agosto de 1195. Não estaria essa data relacionada ao amor que nosso santo tinha à Mãe do Senhor. 15 de agosto é a solenidade da Assunção da Virgem Maria.

Não se pode negar a devoção que Santo Antônio tinha à Mãe de Jesus. Dizem que ele faleceu com o nome de Maria nos lábios pois, desde criança aprendeu a invocá-la e em toda sua vida foi-lhe profundamente devoto. Encontramos seis sermões de Santo Antônio dedicado à Virgem Maria e neles a homenageia com títulos admiráveis: “Trono místico de Cristo”, “Trono de marfim pela sua brancura, ao qual se sobe pelos seis degraus das virtudes marianas: vergonha, prudência, modéstia, constância, humildade e obediência”. Antônio também compara Maria ao lírio, a um vaso de ouro, à oliveira, ao cipreste, ao arco-íris e à porta do céu. Também à chama de nova Ester.

Santo Antônio tem afirmações profundas em que encontramos o mistério da Virgem Maria sempre relacionado com o de Jesus Cristo: “A criatura carregou no seio seu Criador e a pobre Virgem o Filho de Deus”. “Tu és ao mesmo tempo o mais alto e o mais humilde! Senhor dos anjos e súdito dos homens! O Criador do mundo obedece a um carpinteiro, o Deus de eterna majestade se submete a uma Virgem”.

Outra afirmação interessante é esta: “Maria não só deve ser louvada por ter trazido no ventre o Verbo de Deus, mas também é bem-aventurada porque realmente guardou os preceitos de Deus”.

A reflexão que Santo Antônio faz sobre Nossa Senhora é profundamente enraizada na bíblia, na pessoa de Jesus e na missão da Igreja.

De Santo Antônio temos muito o que aprender sobre o seu amor à Mãe de Jesus.

“Tendo as numerosas virtudes brilhado de modo excelente em Maria Santíssima, a humildade superou-as a todas. Por isso, quase esquecendo as restantes, coloca à frente a humildade, dizendo: ‘Olhou para a humildade de sua serva”.

Que o amor de Santo Antônio à Virgem Maria, Mãe de Jesus, nos ajude a anunciar aquilo que a própria Maria proclamou no Magnificat: “Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...