Catequese

Um minuto com Maria: Senhora da Humildade

Escrito por Academia Marial

18 JUL 2016 - 15H45 (Atualizada em 17 MAI 2023 - 08H38)

Reprodução/ Basílica Nossa Senhora do Patrocínio - Araras (SP)

É através desta virtude que ela mereceu ser exaltada acima de todas as criaturas

“A humildade é a base e a guardiã das virtudes”. Frase de São Bernardo e, certamente, com toda razão. Sem a humildade, de fato, nenhuma outra virtude pode existir. 

Leia MaisOração à Nossa Senhora do Bom Parto

Que uma alma possua todas as virtudes, todas fugiriam se ela perdesse a humildade. Pelo contrário — escreveu São Francisco de Sales a Santa Joana de Chantal — “Deus aprecia tanto a virtude da humildade, que logo que a percebe, Ele se apressa em acorrer àquele que a exerce”.

Esta virtude, tão bela e necessária era desconhecida no mundo, mas, o próprio Filho de Deus veio à terra, para ensiná-la, exigindo que, especialmente neste particular, procurássemos imitar o seu exemplo. “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29).

E assim, como em todas as virtudes, foi Maria a primeira e mais perfeita discípula de Jesus Cristo. Ela foi, igualmente, a mais perfeita imitadora de sua humildade. Por esta virtude Maria mereceu ser exaltada sobre todas as criaturas. Esta foi a virtude que, desde pequena, Deus, rogai por nós, ela se singularizou.

Assim nos consta de uma revelação feita a Santa Matilde, quando perguntou a Maria qual tinha sido a primeira virtude que ela exercera desde a sua infância. Maria respondeu: “Foi a humildade”.

A Virgem Maria veio em seu auxílio durante uma profunda crise espiritual

Lembremo-nos de São Francisco de Sales (1567-1622), padroeiro dos jornalistas, Bispo de Genebra (Suíça), Doutor da Igreja, “Doutor do Amor”.

A Virgem Maria veio em seu auxílio, quando, vivendo em Paris, passava por profunda crise espiritual. Francisco foi rezar o "Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria" aos pés da Virgem Negra, junto à qual se invocava Maria sob o título de Nossa Senhora do Bom Parto — uma estátua que, atualmente, se encontra em Neuilly-sur-Seine (França) —, e ele foi atendido.

Foi refletindo sobre Nossa Senhora do Bom Parto, a quem confiou seu trabalho junto aos prisioneiros, que Claude Bernard divulgou a oração conhecida como Memorare (o nome em latim) ou como Oração de São Bernardo (a quem é atribuída a autoria), oração que São Francisco de Sales havia dito, em 1578:

"Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Mariaque nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. 

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós recorro, ó minha Mãe, ó Virgem entre todas singular, de Vós me valho e, gemendo sobre o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém."

Fonte: www. santorosario.net / fwww.mariedenazareth. co

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...