Por Redação Em Notícias

24ª Assembleia da Academia Marial

 

 

convite_24a_assembleia_ama_aberto_1

No dia 06 de dezembro de 2014, realizou-se a XXIV Assembleia da Academia Marial de Aparecida. Estiveram presentes: O Presidente da Academia Marial, Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis; o Diretor executivo da Academia, Pe. Antonio Clayton Sant’Anna – CSsR; o Reitor do Santuário, Pe. Domingos Sávio da Silva – CSsR; e os palestrantes: Irmão José Mauro Maciel – CSsR e Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro – MAD. Contou ainda com a presença de  vários outros sacerdotes e 41 pessoas, entre associados e convidados.

A assembleia iniciou-se com a acolhida no auditório Pe. Nóe Sotilo, entrega dos crachás e o café da manhã, às 07h45, preparado pela Casa do Pão do Santuário Nacional.

Em seguida, houve a participação na missa das 09h00, presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da Academia Marial, concelebraram Pe. Antonio Clayton Sant’Anna, CSsR e vários outros sacerdotes redentoristas e diocesanos. Pe. Alberto Pasquoto – CSsR acolheu e agradeceu os participantes, segundo ele: “a Academia Marial foi inspirada em Santo Afonso Maria de Ligório, o grande Mariólogo do sec. XVIIII e grande devoto de Nossa Senhora, autor do livro Glórias de Maria. A Academia segue também esse impulso de propagar a devoção à Maria de modo intelectual, modo devocional e piedoso, para que possamos entender mais Maria, amar mais Maria e propagar Maria na obra e no trabalho da igreja e do mistério de Jesus.

A procissão de entrada foi feita com o banner  da Assembleia: “Maria, ícone da Igreja solidária nas dores do povo”, pelas mãos do associado Sr. José Firmino de Alfenas – MG. Após a missa, os participantes seguiram em procissão para o local do encontro Centro de Eventos Pe. Victor Coelho, sala 07.

Acolhidos pelo diretor da Academia, Pe. Clayton, ouviram as  palavras de Dom Raymundo Damasceno, que agradeceu a presença de todos, manifestando a satisfação de se encontrar, ainda que por pouco tempo, nesta assembleia marial. Destacou que a Igreja não pode deixar de estar solidária com todas as pessoas, em todas as suas situações, por isso, o objetivo da Assembleia é refletir essa temática tendo Nossa Senhora como modelo de solidariedade.

A 1ª palestra foi proferida pelo Ir. José Mauro Maciel, missionário redentorista e historiador que abordou o tema: “A obra de aleijadinho e os mistérios dolorosos” (2014 – Bicentenário da sua morte). Após a colocação houve debate entre o palestrante e os associados.

Na parte da tarde, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, religiosa da Congregação das Mensageiras do Amor Divino, atual presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil,  refletiu sobre o  tema da Assembleia: “Maria, ícone da Igreja solidária nas dores do povo”. Houve debates entre a palestrante e os associados.

Depois foi a vez da Palavra dos associados. Começando pelo canonista Dr. Edson Sampel que apresentou seu livro sobre Direito Canônico. Seguiu-se com os jornalistas José Cordeiro e João Rangel que expuseram fotos do livro ‘Aparecida Devoção Mariana e a Imagem Padroeira do Brasil’, de autoria conjunta com Denilson Luís. Ainda se apresentou o  Sr. Francisco da Luz com seu último trabalho de pesquisa intitulado “A Virgindade de Maria comprovada na Bíblia”, em  várias línguas, rezando o Pai Nosso e a Ave Maria em grego e aramaico. O espaço foi finalizado com a intervenção do Pe. Francisco Viana, CSsR, que expôs novamente sua  ideia de se criar uma Faculdade Mariana aqui em Aparecida, muito bem aceita por vários associados. Pe. Clayton então sugeriu que as associadas Ana Alice Braga e Cláudia Regina ficassem responsáveis de estudar um meio de como trabalhar essa ideia junto aos associados. Pe. Clayton fez uma rápida apresentação das contas da Academia Marial.

A assembleia foi encerrada, às 18 hs, com a apresentação de uma encenação dirigida pelo associado Dimas Antonio Silva, meditando o Anunciação do Anjo à Maria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.