Por Academia Marial Em Notícias

A Caminho do Sínodo dos Bispos

Foi publicada a lista dos participantes do Sínodo Extraordinário sobre a Família, que acontecerá no Vaticano no próximo mês de outubro. É uma boa ocasião para conhecermos um pouco mais sobre essa estrutura da Igreja, tão importante para discussão dos grandes temas hodiernos.

 

sinodo_1

O Sínodo dos Bispos é uma reunião de trabalho de vários dias que o Papa convoca, chamando alguns bispos de cada país para analisarem algum assunto importante da vida da Igreja. Neste ano, de 5 a 19 de outubro, o Papa Francisco convocou um Sínodo sobre a Família.Com o tema “Os desafios pastorais da família no âmbito da evangelização”, o objetivo deste sínodo é “propor ao mundo de hoje a beleza e os valores da família, que emergem do anúncio de Jesus Cristo que dissolve o medo e sustenta a esperança”.

Como anunciado, os trabalhos seguirão uma nova metodologia interna, visando favorecer uma participação mais dinâmica dos padres. Não está previsto um documento final na conclusão da assembleia.

Trata-se apenas da primeira etapa de um percurso que se concluirá no próximo ano, quando entre os dias 4 e 15 de outubro de 2015, se realizará o 14º Sínodo Geral Ordinário, que tratará do tema “Jesus Cristo revela o mistério e a vocação da família”.

Entre os 253 presentes, estão os cardeais brasileiros: Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB e da Academia Marial. Outro cardeal também convocado foi Orani João Tempesta, arcebispo de o Rio de Janeiro e membro da Academia Marial, recentemente nomeado para a Congregação para a Evangelização dos Povos.

Além destes estão João Braz de Aviz, prefeito da Congregação Pontifícia para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo acompanhados do Monsenhor Edgard Madi, bispo de Nossa Senhora do Líbano, em São Paulo. Também participará do evento, como auditores, o casal de brasileiros Arturo e Hermelinda Zamberline, responsável pelas Equipes de Nossa Senhora para a super região do Brasil.

De acordo com informações do Vaticano, estarão presentes na 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos representantes de cinco continentes, sendo: 114 presidentes de conferências episcopais, 13 chefes de igrejas Católicas Orientais “sui iuris”, 25 chefes de dicastérios da Cúria Romana, nove membros do Conselho Ordinário de Secretaria, o secretário geral, o subsecretário, três religiosos eleitos pela União de Superiores Gerais, 26 membros nomeados pelo papa, oito delegados fraternos, 38 auditores, dos quais 13 casais, 16 especialistas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.