Por Felipe Pontes Em Notícias

Cardeal Damasceno concelebrará missa dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe, no Vaticano

 

 

guadalupe_3

Após presidir a Missa em Ação de Graças pela Academia Marial durante a Assembleia, no último sábado, Dom Damasceno, presidente da CNBB e da Academia, já viajou para o Vaticano. Na próxima sexta-feira, dia 12, concelebrará a missa em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, presidida pelo papa Francisco, na Basílica de São Pedro.

De acordo com a Pontifícia Comissão para a América Latina do Vaticano, o papa confiará a intercessão da padroeira continental “para a evangelização de seus povos, para o crescimento em humanidade e para a construção de condições de paz, justiça e unidade entre suas nações irmãs”.

A missa está marcada para as 18h, no horário local (15h pelo horário de Brasília). Segundo o comunicado da Comissão, a partir de 16h45 (horário local) as bandeiras de todos os países do continente entrarão na Basílica, prestando homenagem à imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Após este momento, haverá recitação do “Rosário Guadalupano”, orações do Advento e cantos da tradição latino-americana.

Cantos da Missa Criola, do compositor Ariel Ramírez, acompanharão a missa. A execução será dirigida por Facundo Ramírez, filho do artista argentino, e por seu grupo musical, além de Patrícia Sosa e o coro romano “Musica Nova”.

A Pontifícia Comissão para a América Latina considera que a festa de Nossa Senhora de Guadalupe tem significado e repercussão especial porque o primeiro papa latino-americano irá presidi-la. O comunicado divulgado em outubro ressalta a demonstração de “uma devoção muito profunda” do papa Francisco à santa. Em maio, por ocasião da visita de bispos mexicanos, foi enviada uma “saudação de filho” à Virgem de Guadalupe.

Evento

No sábado, dia 13, a Comissão organizou um “evento guadalupano”, que acontecerá no Auditório del Augustinianum. Será uma oportunidade de conhecimento mais profundo sobre as aparições e o significado da mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe na origem dos povos americanos e na atualidade. Vídeos, cânticos, palestras, diálogos e orações farão parte das atividades.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Pontes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.