Por Academia Marial Em Notícias

Debate presidencial promovido pela CNBB marca história em Aparecida

Na noite de ontem, dia 16, realizou-se em Aparecida (SP) o debate entre oito presidenciáveis promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A abertura foi feita pelo presidente da CNBB, também presidente da Academia Marial, Dom Raymundo Damasceno.

De acordo com Dom Damasceno, a CNBB está “convicta de que a Igreja não pode ignorar a política, não apenas enquanto instrumento necessário para a organização da vida social, mas sobretudo enquanto expressão de opções econômicas que definem o destino do povo e a concepção do homem”.
O encontro aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao lado do Santuário Nacional. Este foi um dos destaques deste debate,  pela primeira vez foi fora dos grandes centros, o que ressalta a importância política e espiritual de Aparecida. Além disso uniu várias redes católicas, sendo transmitido ao vivo pela TV Aparecida, veículo organizador do debate, e com transmissão simultânea pela TV Canção Nova; Imaculada; TV Nazaré; Rede Vida de Televisão; Rede Século 21; TV 3º Milênio; TV Horizonte e TV Evangelizar e Rede Católica de Rádio (RCR), portais de inspiração católica como portal A12.com e da Signis Brasil, entidade que ajuda a congregar as mídias católicas do país.

O debate foi mediado pelo jornalista Rodolpho Gamberini, durante duas horas, dividido em 5 blocos. A ordem de apresentação dos candidatos seguiu o que foi determinado em sorteio. Participaram do debate a presidente Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).

No primeiro bloco os candidatos responderam uma pergunta da Presidência da CNBB em ordem previamente sorteada, descrita acima. Cada um teve dois minutos para resposta.
O segundo bloco teve a participação de oito bispos indicados pela Presidência da CNBB. Cada um fez uma pergunta a um candidato sorteado pelo mediador. Os temas incluiram saúde, educação, habitação, reforma agrária, reforma política e lei do aborto.
As regras do segundo bloco se repetiu no terceiro bloco. Desta vez as perguntas foram feitas pelos jornalistas que representam as mídias católicas na transmissão do debate.
o quarto bloco foi um embate entre os candidatos. A ordem de quem pergunta e quem responde foi sorteada pelo mediador.
No quinto e último bloco os candidatos fizeram as suas considerações finais.

Reveja aqui todos os blocos do Debate Presidencial da CNBB.

Após o debate presidencial, o presidente da Conferência Dom Raymundo Damasceno avaliou o embate, destacando tranquilidade e respeito entre os candidatos.

Os candidatos avaliaram a iniciativa da CNBB em entrevista à imprensa. Confira aqui.

Veja as fotos do debate na  galeria do portal A12.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.