Por Redação Em Notícias

Festa de Nossa Senhora da Apresentação encerra com indulgência plenária

 

 

apresentacao_300x135_1

Para os fiéis católicos, de Natal, o dia 21 de novembro é especial. É o dia em que festejam Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da capital potiguar. Neste dia são aguardadas cerca de 40 mil pessoas para as atividades programadas pela equipe de organização da festa e que são tradicionais para o calendário da cidade, como a missa da Pedra do Rosário, às 5h; missa solene e a procissão de encerramento.

Tradicionalmente, a bênção final da missa de encerramento da festa, celebrada assim que a procissão retorna à Catedral, é caracterizada pela indulgência plenária. Segundo o pequeno tratado teológico sobre indulgências do sacerdote e teólogo, Pe. Karl Rahner, “trata-se de um sacramental que redime a pena temporal devida pelos pecados já perdoados pela intervenção da Igreja, por meio sacramento da reconciliação”. “Uma vez que ao pecar, além da ação própria do pecado entre os homens, este comportamento ou ação desordenada provoca uma culpa que não é redimida pelo sacramento da penitência e, sim, pela indulgência. No caso da plenária a culpa que se observa de todos os pecados já perdoados são eliminadas”, destaca o seminarista Rodrigo Paiva

Assim, os fiéis que desejam receber a indulgência plenária precisam seguir alguns passos que o permitirão receber tal sacramental: As condições para se ganhar a Indulgência são sempre as mesmas: confissão dos pecados, comunhão, algumas orações (Credo, Pai Nosso, Ave Maria, oração pelo Papa).

Este sacramental é sempre dispensado aos fiéis, segundo o juízo do bispo diocesano. No caso da Arquidiocese de Natal, os arcebispos sempre as concede nas solenidades da Ressurreição do Senhor; do Corpo e Sangue de Jesus e da apresentação de Nossa Senhora (na Missa de encerramento da festa, dia 21 de novembro).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.