Por Academia Marial Em Notícias

Grito dos Excluídos/as: “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos!”

 

cartaz_grito_dos_excluidos_2014_2_1

Nesta semana de 1° a 7 de setembro acontece a 20ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas. É um evento nacional, realizado em todo o país a fim de fortalecer a organização, a mobilização e as lutas populares. Por isso defende: “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos!”, tema deste ano.

Trata-se de uma das atividades populares de maior envergadura que acontece no país, com capacidade de reunir sob o mesmo objetivo milhares de pessoas em todos os estados brasileiros. Serão abordadas também as iniciativas populares encampadas pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e pela Campanha Nacional pelo Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, cujo objetivo comum é mudar nosso sistema político e construir um Estado verdadeiramente democrático, que possibilite as mudanças estruturais necessárias ao País. Para isso, está sendo construída a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática, de 1º a 7 de setembro, quando estão sendo coletados os votos do Plebiscito Popular sobre a proposta de uma Constituinte Exclusiva do Sistema Político e intensificada a coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular. Até 7 de setembro, a população brasileira pode votar a favor ou contra a convocação de uma assembleia nacional constituinte para fazer a reforma política do país. Veja aqui mais detalhes.

Grito e Romaria dos Trabalhadores em Aparecida

No Santuário Nacional de Aparecida, o evento acontece desde 1995 em conjunto com a Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, que neste ano chega a sua 27ª edição.

A Romaria é organizada pela Pastoral Operária e pelo Serviço Pastoral dos Migrantes e Juventude Operária Católica. O lema deste ano é ‘Mãe Negra Aparecida Padroeira deste chão, o povo trabalhador não aceita escravidão’.

História

O Grito dos Excluídos teve origem no então Setor Pastoral Social da CNBB. Sua primeira edição deu continuidade à reflexão da Campanha da Fraternidade de 1995, cujo tema foi ‘Fraternidade e Excluídos’ e lema foi ‘Eras, tu, Senhor’.

Abaixo, a programação do Grito do dia 7 de setembro, em Aparecida:

06:00 – Concentração no Porto Itaguaçú – Acolhida, animação e mística.
07:30 – Saída da Caminhada do Porto até a Basílica – Haverá 4 paradas no trajeto
08:50 – Chegada nos arcos do Santuário
09:00 – Chegada no Palanque para o momento do Grito
09:40 – Entrada para o Santuário
10:00 – Celebração da 27º Romaria, na Basílica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.