Por Academia Marial Em Notícias

Igrejas mineiras celebram o Bicentenário de morte de Aleijadinho

 

 

19a_peregrinacao_nsra_piedade_1

No dia dedicado à arte barroca, predominante no Brasil no período de 1601 a 1758, um de seus grandes ícones, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, terá seu bicentenário de morte celebrado pelas igrejas localizadas no Estado de Minas Gerais no próximo dia 18 de novembro.

As comemorações pela data, que representa um marco na história da Igreja do Brasil, tem o intuito de resgatar a preservação, assim como a valorização do patrimônio histórico, cultural e artístico.

 

nsp_aleijadinho(1)

Neste dia, haverá o repique de sinos a partir das 12h, nas igrejas que compõem a Arquidiocese de Belo Horizonte e que possuem obras atribuídas ao arquiteto do Brasil colonial.

Dentre os templos que tem obras do artista está o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, considerada a casa da Padroeira de Minas Gerais, e que abriga a imagem da Virgem Maria, considerada uma das obras mais notáveis de Aleijadinho.

Além da Casa da Mãe da Piedade, as Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Conceição e Santa Luzia também possuem obras do artista. (LMI)

Fonte:  Gaudium Press

 Assembleia da Academia

 

 

assembleia-2014-destaque

A Academia Marial de Aparecida também homenageia Aleijadinho em sua Assembleia anual dos associados, dia 06 de dezembro de 2014. Tendo como tema “Maria, ícone da Igreja solidária nas dores do povo”,  a imagem de Nossa Senhora das Dores de Aleijadinho é o ícone do convite.

Uma das palestras do dia será: “A obra de Aleijadinho e os mistérios dolorosos” – (2014 – Bicentenário da sua morte), com o historiador Ir. José Mauro Maciel. Fazendo referência à  temática da Festa de Nossa Senhora Aparecida deste ano, discorrerá sobre a vida do mestre  do barroco brasileiro e a influência religiosa sobre suas obras.

Confira a programação clicando na imagem ao lado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.