Por Academia Marial Em Notícias

Nossa Senhora do Santo Rosário, nas Filipinas

 

Nossa Senhora do Santo Rosário, nas Filipinas

2 de julho – Nas Filipinas ocorre um grande festival, um dos maiores do mundo, em honra à padroeira Nossa Senhora de Piat. Originária de Macao, a imagem da padroeira do Vale de Cagayan está instalada na Basílica Menor de Nossa senhora de Piat, e se tornou um grande centre de apoio das pessoas que pedem graças de todos os tipos. Visitantes podem ver sua história e um extensa coleção de artigos religiosos, bem como as vestimentas e acessórios de Nossa Senhora.

Em 1604, os frades dominicanos levaram para as Filipinas uma estátua da Virgem Negra, denominada “Nossa Senhora do Santo Rosário”, quando iniciaram a Cristianização da região. Não demorou muito para que as pessoas atribuíssem graças divinas através de Nossa Senhora, espalhando assim o amor e a devoção à Virgem. Foi então construído um santuário entre Piat e Tuao.

Em 1624 ocorreu uma grande seca na região, fazendo com que o povo perdesse toda lavoura. Os párocos de Piat e Tuao resolveram então implorar a ajuda de Nossa Senhora em favor do povo oprimido, convocando o povo a se confessar e comungar. Aqueles homens humildes resolveram fazer uma grande missa no santuário e na mesma noite caiu um copiosa chuva na região.Desde então, o santuário de Nossa Senhora tornou-se um centro de devoção, e um refúgio em todas as provações e tribulações.

Outro milagre atribuído à intercessão de Nossa Senhora de Piat foi a cura do sobrinho da Dra. Ines Maguillabbun, primeira zeladora do santuário. A criança de cinco anos estava sofrendo de um braço inchado por quatro dias, e porque não havia medicamentos, tampouco alguém sabia como curá-la, a criança foi simplesmente deixado à sua sorte, com grande risco de perder a vida. Foi então que Dra. Ines levou o menino com ela para o santuário, não precisamente para pedir sua cura, como confessou mais tarde. A criança foi deixada dormindo nos degraus do altar da imagem de Nossa Senhora, e quando acordou seu braço estava completamente curado. A notícia da cura maravilhosa foi como um incêndio na cidade, e o pároco quis saber que era a obra de Nossa Senhora. Dra. Ines negou ter ido ao santuário com a finalidade de pedir a Nossa Senhora para curar seu sobrinho, mas quando a criança foi interrogado, ele admitiu ter pedido a Nossa Senhora que o curasse apenas com essas palavras simples: “Santa Maria, tem misericórdia de mim”

A Basílica de Nossa Senhora de Piat está localizada na periferia da cidade de Piat, na província de Cagayan, nas Filipinas. A estátua foi entronizada em Piat, neste pequeno santuário, no dia da festa de Santo Estevão, 26 de dezembro 1623, diante de uma grande multidão. É incrível que tão grande multidão lá estivesse se reunido, dada a pequena população da área e o fato de que a obra de evangelização tivesse sido iniciada há apenas 25 anos.

Nossa Senhora de Piat foi levada em procissão a outras cidades. Ela é também chamada de Nossa Senhora da Visitação. No século XVII, a visitação era comemorada no dia 2 de julho, razão pela qual a festa do santuário, até hoje, é comemorada no dia 2 de julho.

Em 22 de junho de 1999, o santuário foi elevado à categoria de Basílica Menor.

Já em 1883, o Papa Leão XIII, o Papa do Santo Rosário, concedeu várias indulgências aos fiéis sob as condições de fazer uma peregrinação ao santuário de Nossa Senhora de Piat.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.