Por Victor Hugo Barros Em Notícias

Primeiro Módulo de Especialização em Mariologia chega ao fim

Pos-graduação

Depois de 10 dias de aprofundamento intenso no significado de Maria no mistério de Cristo e da Igreja, chegou ao fim na última quinta-feira (19) o primeiro módulo do curso de pós-graduação em Mariologia. A especialização, que dura 4 semestres, é a primeira em sua modalidade no Brasil, e acontece graças a uma parceria entre a Academia Marial de Aparecida e a Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP).

A primeira fase do curso foi dedicada à uma Introdução geral do assunto, e a figura de Maria na Bíblia. Doutores e mestres em Teologia compartilharam seu conhecimento com os quase 60 alunos, vindos das mais diversas partes do Brasil para participar da pós-graduação.

:: Inscrições abertas para o primeiro curso de pós-graduação em Mariologia do Brasil

A integração entre as diversas marcas regionais trazidas pelos participantes chama a atenção dos alunos. Para eles, o ambiente pluricultural agrega conhecimento que vai além do que o obtido durante as aulas.

“Encontramos pessoas do Brasil todo, de experiência e vivências diferentes. As experiências trazidas por cada um nos faz aprender além daquilo que está em nossa grade curricular. Além de aprender mais sobre a Mariologia, saímos enriquecidos culturalmente”, conta Raquel Mendes, de Itapecerica da Serra (SP).

Saber sempre mais parece ser um objetivo em comum para a turma. Um exemplo disso é o padre Sílvio Zurawski, de Goianira (GO). O religioso, mestre em Teologia, e que atualmente leciona em três faculdades da área, veio para Aparecida motivado pela especialização, que segundo ele, ganha destaque nos 300 anos do encontro da Padroeira do Brasil. “É uma alegria poder participar desta turma, especialmente neste ano em que celebramos os 300 anos de Aparecida. Estamos empenhados no estudo porque sabemos que não dá para saber tudo de qualquer forma”, afirma.

O sacerdote destaca ainda, sua alegria em conhecer mais a fundo a visão da Igreja sobre a Virgem, já experimentada na primeira parte do curso. “Neste primeiro módulo nós tentamos conciliar o aprofundamento acadêmico com a convivência e a espiritualidade. Estudar Maria com a Igreja foi muito especial neste primeiro módulo, e tenho certeza que continuará sendo nos outros.”, explica padre Sílvio.

Com o fim do primeiro módulo presencial, as atividades passam agora para o ambiente virtual, onde existe uma plataforma para interação entre alunos e professores. Com isso, cresce a expectativa para a próxima fase de encontros, que acontecerá em julho no Hotel Rainha do Brasil.

“A expectativa para o próximo módulo é imensa, porque nele falaremos sobre a Patrística, uma base teológica fundamental. Já vamos começar a estudar previamente, mas certamente teremos muito a aprender, mesmo realizando os estudos no ambiente virtual”, declara Sandra Almeida, que deixou São Paulo por onze dias só para participar dos encontros em Aparecida (SP).

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.