Por Academia Marial Em Notícias

Santuário Nacional de Aparecida tem novo reitor

 

 

missa_posse_17_1

O arcebispo de Aparecida,  presidente da CNBB e da Academia Marial, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, deu posse ao novo reitor do Santuário Nacional de Aparecida. O missionário redentorista, padre João Batista de Almeida, substitui o atual reitor, padre Domingos Sávio. A cerimônia de posse aconteceu hoje, 2, no Santuário Nacional.

Em sua homilia, Dom Raymundo Damasceno destacou a importância do trabalho pastoral do Santuário e do acolhimento aos milhares de romeiros que visitam a Basílica todos os anos: “Que a Palavra de Deus seja anunciada com diligência; a vida litúrgica seja incentivada adequadamente, principalmente, a celebração piedosa e participada da Eucaristia, e seja oferecido, diariamente, a todos os romeiros e aos que procuram, a misericórdia e o perdão de Deus no sacramento da penitência. Sejam cultivadas formas  aprovadas de piedade popular. Faça tudo para que os romeiros sejam bem acolhidos, como uma forma de evangelizar”.

Padre João Batista foi designado como reitor do Santuário Nacional para um período de três anos. Permanecerá no exercício até o fim de 2017, ano das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul.

O novo reitor tem 55 anos, sendo natural de Tabuleiro (MG). O sacerdote iniciou sua caminhada religiosa aos 12 anos, quando ingressou na Congregação do Santíssimo Redentor e, posteriormente, nos estudos de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em 30 de janeiro de 1983, professou os primeiros votos como Missionário Redentorista.

Entre 1988 e 1999, padre João Batista atuou nas atividades pastorais do Santuário Nacional, dedicando-se exclusivamente aos trabalhos de assistência aos romeiros de Nossa Senhora.

Vida e missão

Em 1993, padre João Batista concluiu o curso de Jornalismo na Universidade de Taubaté (SP), que havia iniciado em 1990. Em agosto de 1991 passou a fazer parte da equipe de redentoristas que dirige e administra a Rádio Aparecida. Exerceu as funções de produtor, apresentador e diretor administrativo até dezembro de 1999. De janeiro de 2000 a fevereiro de 2004 exerceu o cargo de diretor Administrativo da Editora, Gráfica e Livrarias Santuário.

De 2004 a 2007, padre João Batista trabalhou com comunidades de imigrantes brasileiros e portugueses nos Estados Unidos, como membro da Comunidade redentorista na cidade de Worchester, no estado de Massachussets.

Em janeiro de 2008, embarcou para a cidade de Coari no estado do Amazonas. Até dezembro de 2010, dirigiu e administrou a Rádio Educação Rural e acumulou a função de pároco da Paróquia Sant’Ana e São Sebastião. Durante sete anos atuou como missionário na região amazônica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.