Esposo da Virgem Maria, São José foi anunciado oficialmente como padroeiro da Diocese de Erexim, no Estado do Rio Grande do Sul, no dia 19 de janeiro de 2015. O Bispo Diocesano Dom José Gislon consultou padres, diáconos, religiosos e leigos para tentar aprovar a oficialização do santo como padroeiro da Diocese gaúcha.
Com o recolhimento de muitas assinaturas favoráveis, o Prelado encaminhou um pedido à Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, que em Decreto de dezembro passado, acolheu as solicitações e confirmou São José como patrono da Diocese de Erexim.
O Decreto dizia: “Em virtude das faculdades outorgadas pelo Sumo Pontífice Francisco e tendo constatado que, diante das razões expostas, a eleição e a aprovação foram realizadas de acordo com as prescrições do direito, acolhe benevolamente as solicitações externadas e confirma São José, Esposo da Bem-aventurada Virgem Maria, como patrono junto de Deus da Diocese de Erexim”.
A Diocese de Erexim foi solenemente instalada, no dia primeiro de agosto de 1971. O decreto de criação (chamado Bula) “Cum Chistus” do Papa Paulo VI, datado de 27 de maio anterior, foi divulgado no dia 2 de junho de 1971. No mesmo ato, o Papa nomeou o primeiro Bispo desta Diocese – Dom João Aloysio Hoffmann. Muitos foram os desafios enfrentados, mas, Dom João, os padres, os religiosos, as religiosas e o povo desta terra conduziram a Igreja com muita fé e determinação.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.