Por Academia Marial Em Notícias

Associado da Academia Marial convida para Simpósio Nacional de Literaturas de Língua Portuguesa

africa

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promove, entre os dias 8 e 11 de novembro, o SINALLIP - Simpósio Nacional de Literaturas de Língua Portuguesa, na cidade de Pau dos Ferros (RN). O associado da Academia Marial e doutorando em Letras, Ciro Leandro é um dos organizadores do Simpósio e ministrará o Minicurso ‘A Cultura Popular e a Religiosidade Afro-Brasileira’, além de coordenar a Mesa redonda ‘Figurações afro-brasileiras na cultura e na literatura’.

O evento recebe inscrições para apresentação de trabalhos até dia 21 de outubro. Para mais informações acesse a página: https://sinallipuern.wixsite.com/evento

Organizado pelo Grupo de Pesquisa de Literaturas de Língua Portuguesa (GPORT) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o evento constitui-se como espaço de divulgação e socialização de trabalhos produzidos nas áreas de Letras, Linguística e áreas afins, acerca das literaturas de língua portuguesa.

A realização do I Simpósio Nacional de Literaturas de Língua Portuguesa (SINALLIP) justifica-se pela necessidade de promover um espaço de divulgação de pesquisas sobre a produção ficcional em Língua Portuguesa abrangendo todos os países que a tomam como instrumento para a afirmação social, política e, sobretudo, cultural. Nesse contexto, as mais variadas manifestações culturais poderão ser discutidas no sentido de se buscar aproximações culturais e sociais mais concretas.

As comunidades de Língua Portuguesa (Brasil, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, por exemplo), em face da herança histórica da colonização portuguesa, guardam um passado marcado pela imposição da Língua Portuguesa, mas que, ao longo do tempo, essa mesma Língua ajudou esses povos colonizados a buscar a própria emancipação. Por isso, a Língua Portuguesa, bem como suas produções culturais, pode ser vista no seu conjunto, auxiliando-nos a compreender melhor a sua cartografia no passado e na contemporaneidade, mesmo estando presente em espaços dos mais diversos.

Para promoção e realização do I SINALLIP, o Grupo de Pesquisa de Literaturas de Língua Portuguesa (GPORT) atuará em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras, com outros membros de outros grupos de pesquisa, da UERN e de outras IES, que também têm interesse no estudo das Literaturas de Língua Portuguesa. Os principais conferencistas vêm de outras IES.  

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.