Por Academia Marial Em Notícias

VII Congresso Mariológico da Academia Marial do Santuário Nacional

 Visão Geral

 Ana Paula de Castro

 

congresso mariologico 2013

O VII Congresso Mariológico, realizado do dia 02 a 05 de maio de 2013, alcançou pontos muito positivos em sua perspectiva geral. Além dos ótimos palestrantes e da presença do Pe. James Phalan, OSC, Diretor internacional do Rosário em família, sediado nos Estados Unidos, houve também a participação integral de numeroso grupo de congressistas, vindos de diferentes Estados.

Este VII Congresso Mariológico da Academia Marial recebeu cobertura e divulgação mais freqüente e intensa por parte da Rede Aparecida de Comunicação: TV Aparecida, Rádio Aparecida, Portal A12, Jornal Santuário.

Com isso, a Academia Marial de Aparecida ganhou espaço, foi divulgada e tornou-se mais conhecida. Dessa forma, cumpriu-se o objetivo principal da Academia que é propagar por todos os meios a devoção a Nossa Senhora na oração e conhecer mais o seu papel no mistério de Cristo e da Igreja, no estudo.

O tema do Congresso “Maria na vida da Igreja: Graça e Esperança” fez uma abordagem da Mariologia do Concílio Vaticano II desenvolvendo-se em 5 palestras: Maria no Concilio Vaticano II: contexto e intenção, proferida pelo Pe. João Carlos de Almeida, SCJ, (Pe. Joãozinho). Maria após o Vaticano VII: contribuição da Teologia latino-americana, palestrada pelo Irmão Afonso Murad. Maria na Bíblia (textos bíblicos Mariais da Lumen Gentium), realizada pela Doutora Maria Antônia Marques. Houve enfim um Diálogo ecumênico a partir do Concilio, nas duas perspectivas: a católica pelo Pe. Marcial-SCJ, professor na Faculdade Dehoniana de Taubaté, e a evangélica pelo Dr. Pr. Rui Luís Rodrigues, da Comunidade pentecostal Carisma, de Osasco. Ambos fazem parte da Comissão de Diálogo ecumênico católico-pentecostal no mundo.

Os congressistas mostraram vivo interesse e atenção, interrompendo as palestras com aplausos, fazendo depois perguntas e colocando ao final suas questões aos componentes da “mesa de debates”.

A divulgação realizada neste ano teve ótima repercussão no Portal A12. O Congresso recebeu muitas inscrições e a Academia Marial está recebendo pedidos de associação até agora. Tudo isso é prova do quanto a reflexão sobre Maria e seu papel no mistério de Jesus e da Igreja está latente no povo cristão. Enfim, a Academia Marial de Aparecida, sente-se gratificada com o evento e agradece a todos os participantes, associados e devotos em geral da mãe de Jesus e nossa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.