Por Everton Vieira da Silva Em Palavra do Associado Atualizada em 03 OUT 2017 - 08H18

Ao trono acorremos

Trono de Nossa SenhoraIniciamos o esperado ano de 2017 e com ele um ano repleto das graças e bênçãos de Deus. É o ano dedicado à nossa Senhora, nossa Mãe, nossa Rainha e Padroeira. Estamos vivendo o Ano Nacional Mariano, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para toda a Igreja. É o ano do Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem milagrosa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Encontrada nas redes de três benditos pescadores, no Rio Paraíba do Sul, no Porto Itaguaçu, em meados de outubro de 1717, a Imagem Jubilar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é venerada no maior santuário mariano do mundo. No ano dedicado à celestial padroeira e sob o seu bendito patrocínio, o Brasil, Terra de Santa Cruz, clama e roga auxílio e favores àquela que é a Mãe de todos os brasileiros, e daqueles que pisam esse imenso solo.

1 – Ano Mariano

O Ano Mariano é um tempo oportuno e majestoso, convocado pela Igreja, para homenagear a Santíssima Virgem Maria, a Mãe do Redentor.

O primeiro ano mariano foi convocado pelo Papa Pio XII, em 1954, por motivo do centenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição pelo Papa Pio IX. Nas dioceses e paróquias do orbe católico foi propagada a devoção a Nossa Senhora, com dedicações de igrejas, devoções privadas e públicas e peregrinações aos santuários marianos.

O Ano Mariano, chamado nacional, pois foi convocado pela CNBB, com aprovação do Santo Padre, exclusivamente para a Igreja no Brasil, tem como objetivo central os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. O período determinado pela Conferência dos Bispos é de 12 de outubro de 2016 à 12 de outubro de 2017, dia da solenidade da Padroeira da nossa pátria.

Foto de: Thiago Leon

nicho 12 out 2016 - foto: Thiago Leon

Ser devoto da Virgem Maria é ser semelhante a ela em obras e atitudes.

Aparecida é o centro e destino das romarias e peregrinações. Aproximadamente 12 milhões de pessoas acorrem até o Santuário Basílica todos os anos, para homenagear e render culto à Mãe de Deus. É certo que esse número poderá aumentar devido às celebrações jubilares e eventos promovidos pelo Santuário Nacional.

Os guardiões da Imagem de Aparecida e zelosos cuidadores da casa de Nossa Senhora, os Missionários Redentoristas, da Congregação do Santíssimo Redentor, que desde o ano 1894, cuidam e preservam a devoção mariana e dispensam um amor inconfundível pela Mãe Aparecida, prepararam um ano repleto de novidades, com celebrações e momentos de fé, para que o Ano Mariano no Brasil seja vivido com devoção e confiança na Mãe de Deus.

Distintas paróquias e dioceses do Brasil, desde o ano 2014, se preparam para o grande e histórico Jubileu dos 300 anos. A imagem peregrina da Senhora Aparecida, réplica da Imagem verdadeira retirada das águas, percorre todo o território nacional, levando a todos a presença materna de Nossa Senhora e seu auxílio por cada um que N’ela deposita suas preocupações, confiança filial, alegrias, tristezas... Por onde passa a milagrosa Imagem da Mãe de cor morena, o povo fiel saúda e rende verdadeira devoção a sua celestial rainha e padroeira, que por seu patrocínio, derrama sobre nós inúmeros benefícios, como também, copiosas e generosas bênçãos dos Céus.

É um convite à alegria! Pois a Mãe de Deus e nossa, recolhe nossos pedidos e preces, e com grande presteza os apresenta ao Seu Bendito Filho: Jesus Cristo, nosso rei eterno. É um chamado à conversão! Ela nos apresenta Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, e nos direciona a fazer sempre a vontade de Deus em nossas vidas.

Ser devoto da Virgem Maria é ser semelhante a ela em obras e atitudes. O bom devoto é aquele que se assemelha a sua padroeira. Não basta render venerada devoção sem antes observar os seus gestos, que no caso de Nossa Senhora, é a sua humildade e prontidão à vontade de Deus. Ser devoto não é apenas possuir uma imagem toda ornada na sala da casa, mas sim ornar sua vida com a piedade, oração e caridade. Isso faz com que o coração de Nossa Senhora se alegre.

2 - Vamos à Aparecida.

 Acorramos ao encontro de Nossa Senhora Aparecida. Vamos em peregrinação ao seu majestoso Santuário, Casa de Deus, morada dos cristãos. Ela está lá nos esperando para recolher nossas preces e homenagens. Desde o seu nicho celeste, ela olha com infinita bondade o nosso Brasil, e por ele intercede e concede o seu patrocínio.

Aparecida é conhecida, por nós brasileiros, como sendo a capital mariana da nossa pátria, o centro de tantas peregrinações e romarias. Lugar de fé e mística. Lugar santo. Aparecida é o centro da fé e da piedade popular

Lá, em Aparecida, está a casa dos romeiros e devotos de Nossa Senhora. Um privilegiado e distinto lugar, no Santuário Nacional, é o trono da soberana Rainha do Brasil. É desse lugar bendito, que para os fiéis católicos, as infinitas bênçãos são lançadas com abundancia sobre aqueles que se abrigam no manto anil da Mãe Aparecida.

Rendamos graças ao Bom Jesus que nos entregou à Virgem Maria como nossa Mãe e a ela nos confiou seu amor materno. Roguemos a Deus que nos ajude a fazermos sempre a sua vontade em nossas vidas. Que o nosso coração possa ser preparado pela escuta atenta da Palavra, observando os mandamentos de Deus, pela participação devota e consciente dos sacramentos, sobretudo pelo sacramento do amor: a eucaristia.

 

Juntos cantemos: “Ao trono acorrendo, da Virgem Maria, exulta o Brasil de amor e alegria”

Juntos cantemos: “Ao trono acorrendo, da Virgem Maria, exulta o Brasil de amor e alegria”, um antiquíssimo hino em homenagem à soberana Rainha, lembrando sempre que é Deus autor e regente da nossa história.

Que neste Ano Nacional Mariano, possamos cantar as glórias de Maria e proclamar a misericórdia de Deus por cada um de nós. Ao venerarmos nossa Padroeira, recordemos sempre do amor paternal de Deus por nós e pelas nossas famílias. Que este ano bendito seja para vivermos na presença de Deus e bendizê-lo por tantos prodígios e graças. Maria Santíssima, Senhora do Brasil, nós confiamos em vós.

Por Everton Vieira da Silva
Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater - Brasília -DF
Associado da Academia Marial de Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Everton Vieira da Silva, em Palavra do Associado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.